Matrix (1999) | Lana Wachowski e Andy Wachowski
Ficção Científica de ação que reinventou vários conceitos no gênero no final dos anos 90. Fala sobre o domínio das máquinas sobre os homens. Um grupo liderado por Morpheus está atrás do “One” – o escolhido – que, diz a profecia, libertará a raça humana dessas máquinas.
Quero Ser John Malkovich (1999) | Spike Jonze
Craig (John Cusack) descobre algo que pode deixá-lo milionário: um portal no andar sete e meio do prédio onde trabalha que o leva diretamente à mente do famoso ator John Malkovich, possibilitando quem o fizer sentir tudo o que o ator faz. Estréia de Charlie Kaufman como roteirista, em um bizarro, esquisito e divertido roteiro – indicado ao Oscar.
A.I. – Inteligência Artificial (2001) | Steven Spielberg
Após perderem o seu único filho, Mônica e Henry Swinton decidem integrar-se a um novo projeto para testar um inovador tipo de Meca, com um sistema avançado que permite-lhe ter sentimentos como um humano. Ele se chama David. Quando o filho do casal milagrosamente resiste à morte, Mônica e Henry decidem que devem devolver o Meca, fadado à destruição por ele estar comercialmente inutilizado. Afeiçoada ao jovem robô, Mônica decide soltá-lo ao mundo ao invés de entregá-lo ao seu destino, iniciando assim uma longa jornada de David em busca do amor de sua ‘mãe’.
2 Comentários
faltou comentar, pontualmente mesmo, porque cada filme deve ser assistido por um estudante de filosofia… mas a lista é muito boa!
Tem um com o Jim Carrey chama “Man on the moon” ou “O mundo de Andy” de 1999, também é bem legal de se assistir.