A loucura é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos que não são considerados comuns pela sociedade. Pode ser conseqüência de uma doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só deve ser feita por especialistas. Algumas visões sobre loucura defendem que o sujeito não está doente da mente, mas pode simplesmente ser uma maneira diferente de ser julgado pela sociedade.
Na Antigüidade a loucura era considerada como uma manifestação divina. O ataque epiléptico, intitulado a doença sagrada, significava maus presságios quando ocorria durante os comícios. Ao longo da história, os loucos foram tidos sob várias visões, na idade média os loucos eram afastados do convívio social, havia barcos que levavam os insanos de uma cidade para outra. – fonte
Tendo isso em vista, trouxemos 25 filmes que retratam, em alguma parte da obra, personagens que entram na loucura de formas variadas, nem sempre sendo algo tão óbvio assim. Caso tenha faltado algum, deixe aqui embaixo nos comentários.
M, O Vampiro de Dusseldorf (1931) | Fritz Lang
Assassino em série na cidade alemã de Dusseldorf põe a polícia e a população em estado de alerta máximo. Obra-prima do Expressinismo Alemão, M já serviu de inspiração para inúmeros outros cineastas, que vêem em sua fotografia uma maneira própria de fazer cinema, seguindo os passos de outras obras do Expressionismo, como Nosferatu, este de 1922.
Narciso Negro (1947) | Michael Powell, Emeric Pressburger
Cinco freiras, chefiadas pela jovem e inexperiente irmã Clodagh, passam a tomar conta de um convento no isolado Himalaia, em meio a um povo não-católico. Contando com a ajuda do Sr. Dean, o filme funciona como um estudo sutil, quase inconsciente, do desejo carnal dessas freiras, tão jovens.
Anatomia do Medo (1955) | Akira Kurosawa
Velho empresário está obcecado com a idéia de que haverá um extermínio nuclear. A família conclui que ele já não é capaz de gerir os negócios e o afasta. Ele continua com medo e tenta convencer a todos a sair do Japão em busca de segurança na América do Sul, no Brasil. Nesta ocasião, ele mostra as vicissitudes de uma família numerosa com um pai obssessivo e sua obssessão com uma guerra nuclear.
O Anjo Exterminador (1962) | Luis Buñuel
Depois de uma festa, os convidados simplesmente não conseguem deixar o local, sem que haja uma explicação racional para isso. Conforme o tempo passa, as máscaras dos antes bem relacionados começam a cair e revelar suas verdadeiras e mais profundas facetas.
Paixões Que Alucinam (1963) | Samuel Fuller
Ambicioso jornalista, determinado a ganhar o prêmio Pullitzer, se empenha em resolver a trama de um assassinato ocorrido em um manicômio. Ele é declarado insano e mandado para o asilo. Aos poucos, vai descobrindo que as coisas são mais estranhas do que parecem.
3 Comentários
Adorei a lista! Não vi muitos filmes, mas já os coloquei na watchlist. Uma boa adição ao tema da lista seria “Os Sapatinhos Vermelhos”.
Videodrome
Faltou O Tesouro de Sierra Madre