A maldade é inerente no ser humano e, infelizmente, não podemos discutir isso. Sigmund Freud dizia que o mal está presente na própria natureza humana, sendo assim, todos nós – sem exceção – carregamos algo que leva à maldade. O mal, então, está no caráter, concluiram pensadores que vieram depois, assim como na nossa personalidade. Portanto, essa faísca está instalada em nós, mas pode acender ou não.
Segundo estudos, no máximo 10% das pessoas conseguem permanecer com essa faísca apagada, ou seja, se controlar em situaçoes em que a maioria agiria com maldade. No cinema e na arte em geral, essa perversidade praticamente é parte fundamental de grandes histórias, e nesse post, separamos para vocês 25 filmes que mostram de certa forma, a maldade do ser humano.
Amar Foi Minha Ruína (1945) | John M. Stahl
Atraída pelo jovem Richard, Ellen seduz o rapaz e o desposa rapidamente, abandonando subitamente seu noivo, o influente político Russel Quinton. Com o tempo, Richard descobre que essa não é a primeira situação em que Ellen arruína a vida de outras pessoas. A morte do seu irmão e do filho que Ellen esperava fazem com que Richard desconfie do ciúme irracional da esposa.
A Montanha dos 7 Abutres (1951) | Billy Wilder
Charles Tatum (Kirk Douglas), é um repórter que aceita um emprego num pequeno jornal do Novo México. O trabalho é bastante monótono, até que ele encontra um homem preso numa mina. Ele vislumbra a possibilidade de, ao prolongar a permanência do mineiro dentro dos escombros, a chance de se tornar famoso.
A Tortura do Medo (1960) | Michael Powell
Como garoto, Mark Lewis sofria experimentos bizarros pelo seu pai cientista, estudante dos efeitos do medo no sistema nervoso das pessoas. Agora crescido, com seus pais já mortos, ele vira um psicopata que assassina mulheres somente para gravar suas expressões de terror no momento da morte.
O Rosto da Maldade (1966) | Hiroshi Teshigahara
Um homem perde o rosto em um acidente e, temendo o fim de seu casamento, decide procurar um ousado cirurgião que acaba de inventar um método de transplante de rosto. O problema é encontrar alguém que doará sua face.
O Jovem Törless (1966) | Volker Schlöndorff
Törless é um jovem de classe alta, que entra em um internato militar austríaco, no início do século 20. Quando alguns colegas de classe começam a aterrorizar e humilhar um outro estudante, Törless passa a observar os acontecimentos à distância, na tentativa de entender o comportamento dos outros jovens.
3 Comentários
faltou “O experimento de aprisionamento de Stanford”. Obra prima!
Os filmes de Terrence Malick se tornaram muito pretensiosos.
Terra De Ninguém, Além da Linha Vermelha, e Cavaleiro de Copas são obras-primas dele… porém o resto é sem dúvida questionável. Alias… os filmes dele dividem muito público.
faltou o senhor das moscas