A distopia é um pensamento filosófico baseado em um universo ficcional, onde o seu cerne representa o contrário da utopia, que, no caso, é um universo ideal imaginário. Em outras palavras, a distopia é um universo imaginário não ideal e impossível de ser alcançado e que seria insuportável para o indivíduo, pelo fato da opressão ser tão extrema.
No cinema, então, temos diversos e magníficos exemplos de filmes distópicos que você confere nessa lista. Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo, adoramos a sua participação 😉
Metrópolis (1927) | Fritz Lang
O futuro é distante, distópico e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.
O Processo (1962) | Orson Welles
Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.
A Décima Vítima (1965) | Elio Petri
Para conter o ímpeto destrutivo e agressivo da humanidade, os governos passam a estimular um jogo de caçada humana, na qual tanto o caçador pode matar sua vítima, quanto a vítima matar o caçador; quem consegue sobreviver a dez caçadas passa a ser herói nacional e ganha uma fortuna. Ao mesmo tempo, uma história de amor entre vítima e caçador.
Fahrenheit 451 (1966) | François Truffaut
Guy Montag (Oskar Werner) é um bombeiro que vive numa solitária e isolada sociedade de um futuro distópico, em que os livros são proibidos pelo Governo. É seu dever queimar todo livro que tenha sido visto pelas autoridades ou denunciados pelos informantes. Montag acaba se envolvendo com Clarisse (Julie Christie), uma apaixonada pela literatura, o que o leva a ler livros de forma clandestina. É através deste relacionamento que Montag passa a questionar os motivos que justificam a determinação do governo de queimar toda e qualquer obra literária.
O Planeta dos Macacos (1968) | Franklin J. Schaffner
George Taylor (Charlton Heston), um astronauta americano, viaja por séculos em estado de hibernação. Ao acordar, ele e seus companheiros se vêem em um planeta dominado por macacos, no qual os humanos são tratados como escravos e nem mesmo tem o dom da fala.
6 Comentários
Colocaria Filhos da Esperança!
Mr Nobody
Equilibrium
Watchmen
Tem os filmes do Andrew Niccol, Gattaca e O Preço do Amanhã. Esse segundo é famosinho, mas muita gente não conhece Gattaca que é maravilhoso.
the lobster