Uma lista de filmes sobre o empoderamento feminino e a figura da mulher na sociedade. Todas estas obras mostram, de alguma forma, a força das mulheres provando para qualquer um que pense o contrário, que elas são capazes de vencer, mesmo tendo de lutar com muita garra contra as piores coisas da vida.
Portanto, mulheres, assim como todas essas guerreiras abaixo, nós somos vencedoras. Comentem abaixo qual é o filme preferido de vocês.
Evita (1996) | Alan Parker
A biografia em forma de musical de Evita Duarte, ou Eva Perón, uma atriz argentina que torna-se esposa do presidente ditador Juan Perón. Evita acabaria tornando-se uma das mulheres mais controversas da Argentina, amada por uns e odiada por outros.
Até o Limite da Honra (1997) | Ridley Scott
A história de uma mulher que, com a ajuda de uma senadora norte-americana, consegue ingressar na marinha, para participar de seu rigoroso treinamento. Além das dificuldades normais e esperadas, Jordan sofrerá muito preconceito por ser a única mulher no programa, e terá que se superar física e emocionalmente se quiser provar a si mesma e aos outros que tem capacidade de se igualar aos homens.
Gia: Fama e Destruição (1998) | Michael Cristofer
Cinebiografia de Gia Carangi (Angelina Jolie), em uma vida que mistura o glamour de ser uma das mais requisitadas modelos do mundo com sua opção sexual, já que ela é apaixonada por Linda (Elizabeth Mitchell).
Joana d’Arc (1999) | Luc Besson
A Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França se prolongava desde 1337. Até que em 1412, nasce em Domrémy uma menina chamada Joana. Com 16 anos e dona de uma determinação inabalável, ela se apresenta a Carlos, o delfim francês, dizendo estar em uma missão divina para libertar a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, ele lhe dá o comando do exército, com o qual ela recupera Orleans e Reims. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do seu fim.
Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000) | Steven Soderbergh
Erin Brockovich é mãe de três filhos e começa a trabalhar em um escritório de advocacia, após sofrer um acidente. Depois de descobrir várias fichas médicas arquivadas envolvidas em casos de contaminação de água, Erin começa uma luta difícil que mobiliza centenas de pessoas a conseguir ganhar um processo de 333 milhões de dólares de indenização.
Onde Mora o Coração (2000) | Matt Williams
Novalee Nation é uma garota de 17 anos grávida que é abandonada pelo namorado e não tem família. Sem comida e sem lar, Novalee começa a morar escondida no supermercado Wall-Mart.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) | Jean-Pierre Jeunet
Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com a família, para Paris, para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de itens pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao antigo dono, revendo pequenos conceitos que mudarão sua vida.
Frida (2002) | Julie Taymor
Salma Hayek vive Frida Kahlo, uma das mais conceituadas artísticas plásticas do México. Sua vida amorosa foi bastante turbulenta; casada com Diego Rivera (Alfred Molina), também companheiro nas artes, teve também diversos outros casos, entre mulheres e o político Leon Trostky (Geoffrey Rush). Oscar de Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora.
O Sorriso de Mona Lisa (2003) | Mike Newell
Katharine Watson é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
Menina de Ouro (2004) | Clint Eastwood
Frankie Dunn é um treinador de boxe que já conquistou vários títulos. É quando aparece em sua academia Maggie Fitzgerald. O problema é que Frankie nunca aceitou ser o treinador de mulher alguma. O relacionamento de ambos vai crescendo, enquanto Maggie trabalha duro para se sustentar e ajudar sua família. Após muito esforço ela consegue com que Frankie seja seu treinador. Os dois juntos conseguem muitas vitórias, Maggie se torna uma ótima lutadora, até que um acontecimento muda definitivamente o destino dessas duas pessoas. Vencedor de 4 Oscar: Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman), Melhor Atriz (Hilary Swank), Melhor Diretor (Clint Eastwood) e Melhor Filme.
Três Vidas e um Destino (2004) | John Duigan
Gilda Bessé é uma fotógrafa boêmia, que vive em Paris em plenos anos 30. Ela divide seu apartamento com Mia, uma refugiada espanhola, e Guy, um professor irlandês. A proximidade cada vez maior da 2ª Guerra Mundial não faz com que Gilda altere seus hábitos, que tenta a todo custo convencer seus amigos a também lutarem contra o fascismo.
O Diabo Veste Prada (2006) | David Frankel
Uma jovem ingênua muda-se para Nova York e consegue um emprego como assistente de uma das maiores editoras de revistas da cidade, onde precisa lidar com uma exigente executiva, a cínica e impiedosa Miranda Priestly.
A Rainha (2006) | Stephen Frears
Um olhar por trás dos bastidores sobre a interação entre a Rainha Elizabeth II e o Primeiro Ministro Tony Blair, logo após a morte da Princesa Diana, acompanhando os esforços de ambos para alcançar um equilíbrio entre uma tragédia privada e a exigência do público por maiores informações.
Piaf: Um Hino ao Amor (2007) | Olivier Dahan
A vida de Edith Piaf foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos três aos sete anos de idade, ficou cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde, viveu com o pai alcoólatra, a quem abandonou aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935, foi descoberta por um dono de boate e, naquele mesmo ano, gravou seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública. Altos e baixos da voz que marcou gerações.
Elizabeth: A Era de Ouro (2007) | Shekhar Kapur
Na Inglaterra de 1585, com quase três décadas de reinado, Elizabeth I continua lidando com o forte anseio por seu trono e a remanescente ameaça de traição na própria família. Ao mesmo tempo, um vento destruidor de catolicismo fundamentalista varre a Europa do século 16, tendo como testa-de-ferro o rei da Espanha, Filipe II. Apoiado pela Igreja em Roma e armado com a Inquisição, Filipe está determinado a arrancar a “herege” protestante do trono e restaurar a Igreja Católica Romana na Inglaterra.
Foi Apenas um Sonho (2008) | Sam Mendes
Frank e April sempre se consideraram especiais, diferentes, prontos e dispostos a levar uma vida baseada em altos ideais. Assim, quando se mudam para o novo lar na Revolutionary Road, eles orgulhosamente declaram sua independência da inércia do subúrbio que os envolve e prometem jamais ficarem presos aos limites sociais de sua época. Mas mesmo com todo o seu charme, beleza e irreverência, os Wheeler se veem tornar exatamente o que não esperavam: um bom homem preso num trabalho de rotina e uma insatisfeita dona-de-casa sedenta por realização e paixão – uma família americana com sonhos perdidos, como outra qualquer.
Fatal (2008) | Isabel Coixet
David Kepesh é um carismático professor universitário que, mesmo em torno dos 70 anos, exerce enorme fascínio sobre suas alunas. Embora alimente essa adoração, David impede que elas realmente entrem em sua vida. Quando conhece a bela e inteligente Consuela Castillo, no entanto, suas convicções mudam. Os dois iniciam um romance, mas ele está certo de que ela o deixará e desenvolve um ciúme obsessivo, que acaba por minar a relação. Dois anos depois, Consuela reaparece na vida de David com um pedido urgente.
Coco Antes de Chanel (2009) | Anne Fontaine
Após a morte da mãe, Gabrielle “Coco” Chanel é deixada pelo pai num orfanato, junto com a irmã. Na juventude, trabalha numa alfaiataria durante o dia e canta à noite num cabaré. Lá conhece o milionário Étienne Balsan, que a leva para viver com ele. É fazendo roupas para o amante que Chanel desenvolve o talento de estilista. Sem colocar limites entre a vida, o amor e o trabalho, passa a usá-las também. Mesmo vivendo apaixonadamente, sabia no entanto que nunca se casaria. Nem com o homem de sua vida, Boy Capel. Afrontando as convenções do seu tempo, Chanel inventa a mulher moderna.
Comer, Rezar, Amar (2010) | Ryan Murphy
Liz Gilbert tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter: “um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida”. Ainda assim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert sai da zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia e a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali.
Sete Dias com Marilyn (2011) | Simon Curtis
Em 1956, Marilyn passou um período na Inglaterra filmando ‘O Príncipe Encantado’ ao lado de Laurence Olivier. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Colin Clark, que na época trabalhava como assistente nas filmagens. Durante uma semana, ele teve a oportunidade de mostrar o melhor da vida britânica à atriz, que queria escapar das pressões da rotina hollywoodiana.
O Quarto de Jack (2015) | Lenny Abrahamson
Num pequeno quarto, bastante apertado, vivem Joy Newsome e seu filho Jack, de apenas cinco anos de idade. Presos há algum tempo, ele nasceu ali e não sabe nada sobre o mundo, nem mesmo imagina que ele realmente exista, pois tudo que ele conhece é esse pequeno quarto onde cresceu.