Waking Life (2001, Richard Linklater)
“Estamos feito sonâmbulos quando estamos acordados ou será que estamos conscientes enquanto sonhamos?” Junte-se à Wiley Wiggins para descobrir as respostas para as mais importantes dúvidas da vida, em um mundo que pode ou não ser verdadeiro.
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004, Michel Gondry)
Jim Carrey interpreta Joel, um homem magoado por sua namorada tê-lo deletado (literalmente) de sua memória. Inconformado, resolve retribuir na mesma moeda e procura o Doutor Howard Mierzwiak para passar pela mesma experiência. No decorrer da operação, Joel percebe que, na verdade, ele não quer excluir Clementine de sua vida, e sim manter bem viva em sua memória os momentos em que estiveram felizes. A partir de então, ele enfrenta uma incrível luta dentro de sua própria cabeça para que essas memórias continuem vivas dentro de si, em mais uma loucura sensível de Charlie Kaufman.
Fonte da Vida (2006, Darren Aronofsky)
Do aclamado diretor Darren Aronofsky, ‘Fonte da vida’ é uma odisséia sobre amor, morte e espiritualidade, contada por meio de duas histórias paralelas em que sobressai a luta de um homem para salvar seu grande amor. Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária Árvore da vida. Nos tempos atuais, a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de cancêr, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: No século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência.
Donnie Darko (2001, Richard Kelly)
Donnie Darko é o típico adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte por ter ouvido um coelho do tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido por este mesmo coelho, de aparência perturbadora, a criar o caos. O filme é um quebra-cabeça temporal, e pode ser interpretado sob diferentes formas.
17 Comentários
Excelente seleção, me falta ver uns três é fato…dos que vi, laranja mecânica é um marco, não só pela direção, mas também pela interpretação do Malcom… Valeu Lucas.
É um grande filme mesmo, um dos maiores do gênio Kubrick. Obrigado pelo comentário, @josfranciscopaulolima:disqus
Achei muito legal citarem Vontade Indômita, pois é baseado em um dos meus livros favoritos: The Fountainhead (A Nascente) e é um dos principais livros sobre o Objetivismo de Ayn Rand. A cena do discurso final de Howard Roark é, simplesmente, sensacional!
A seleção é boa, na minha opinião alguns ficariam de fora! Acho que nesta lista o principal é o laranja mecânica na ausência de Sr Fantástico!
Porra, hein… se a Morte perde ou não, queria descobrir assistindo ao filme!
Teorema zero esta acima do matrix!
Boa seleção. Mas ainda incluiria “viajando no pensamento” um filme de pura viajem filosofica, “idiocracia -o mundo governado por idootas”,é uma comedia que retrata a nossa decadencia de inteligência, e “clube da luta” retrata na verdade um conflito psicológico.
Faltou “O preço do Amanhã”, “Gattaca”…
o Preço do Amanhã passa extraordinariamente o que acontece hoje, deveria estar em um dos melhores filmes
Boa lista, mas e o anjo exterminador? =/
Cocoon e Inimigo meu são outros indicados pra lista
Excelente lista
Não tem nenhum filme de Lars Von Trier ou de Krystoff Kyeslovsky . Bem que poderia ter ” A festa de Babette”, “dogville”, “Não matarás”, “a Liberdade é Azul”. Senti falta também de “Adeus , minha concumbina” e “Lanternas Vermelhas” ou algum representante da cinematografia oriental
Ótima lista. Alguns dos títulos estão disponíveis no NETFLIX. E aqui você encontra mais uma porção de dicas bacanas que TEM NO NETFLIX!
https://m.facebook.com/dicastemnonetflix/?view_public_for=213474579004974
Boa lista. Senti falta de uma obra fundamental do mestre Andrei Tarkovski e também seu último filme: O Sacrifício. O clima tenso, do Ser que a todo momento parece querer livrar-se de sua carga nos remeter à fábula do camelo, do leão e da criança de “Assim falou Zaratustra” de Nietzsche.
Faltou o The Man From Earth! É o melhor filme e menos falado que já existiu! rs..
Os comentários têm filmes melhores que a lista em si kkk