A Última Noite de Bóris Grushenko (1975, Woody Allen)
Quando Napoleão Bonaparte ameaça invadir o Império Russo, o covarde Boris Grushenko (Woody Allen) é forçado a se alistar e lutar pelo seu país. Mesmo capturando um grupo inimigo, Boris vê as tropas napoleônicas chegar a Moscou. É a justificativa que sua esposa Sonia (Diane Keaton) encontra para arquitetar um plano para matar o marechal francês.
Stalker (1979, Andrei Tarkovsky)
Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.
Blade Runner (1982, Ridley Scott)
Deckard (Harrison Ford) é um Blade Runner, um policial que caça e extermina replicantes, humanos criados artificialmente. Seu desejo é sair da corporação, mas tem que adiar sua decisão quando passa a procurar quatro novos da raça, que Deckard deve procurar em um ambiente sujo e hostil. A dúvida é: quem é realmente humano e quem pode ser replicante num lugar como este?
A Sociedade dos Poetas Mortos (1989, Peter Weir)
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno se torna o novo professor de literatura. Porém, ele propõe métodos de ensino que incentivam seus alunos a pensarem por si mesmos e apresenta aos alunos a Sociedade dos Poetas Mortos. Isto acaba criando um conflito entre os diretores que ainda pregam o método antigo e conservador.
17 Comentários
Excelente seleção, me falta ver uns três é fato…dos que vi, laranja mecânica é um marco, não só pela direção, mas também pela interpretação do Malcom… Valeu Lucas.
É um grande filme mesmo, um dos maiores do gênio Kubrick. Obrigado pelo comentário, @josfranciscopaulolima:disqus
Achei muito legal citarem Vontade Indômita, pois é baseado em um dos meus livros favoritos: The Fountainhead (A Nascente) e é um dos principais livros sobre o Objetivismo de Ayn Rand. A cena do discurso final de Howard Roark é, simplesmente, sensacional!
A seleção é boa, na minha opinião alguns ficariam de fora! Acho que nesta lista o principal é o laranja mecânica na ausência de Sr Fantástico!
Porra, hein… se a Morte perde ou não, queria descobrir assistindo ao filme!
Teorema zero esta acima do matrix!
Boa seleção. Mas ainda incluiria “viajando no pensamento” um filme de pura viajem filosofica, “idiocracia -o mundo governado por idootas”,é uma comedia que retrata a nossa decadencia de inteligência, e “clube da luta” retrata na verdade um conflito psicológico.
Faltou “O preço do Amanhã”, “Gattaca”…
o Preço do Amanhã passa extraordinariamente o que acontece hoje, deveria estar em um dos melhores filmes
Boa lista, mas e o anjo exterminador? =/
Cocoon e Inimigo meu são outros indicados pra lista
Excelente lista
Não tem nenhum filme de Lars Von Trier ou de Krystoff Kyeslovsky . Bem que poderia ter ” A festa de Babette”, “dogville”, “Não matarás”, “a Liberdade é Azul”. Senti falta também de “Adeus , minha concumbina” e “Lanternas Vermelhas” ou algum representante da cinematografia oriental
Ótima lista. Alguns dos títulos estão disponíveis no NETFLIX. E aqui você encontra mais uma porção de dicas bacanas que TEM NO NETFLIX!
https://m.facebook.com/dicastemnonetflix/?view_public_for=213474579004974
Boa lista. Senti falta de uma obra fundamental do mestre Andrei Tarkovski e também seu último filme: O Sacrifício. O clima tenso, do Ser que a todo momento parece querer livrar-se de sua carga nos remeter à fábula do camelo, do leão e da criança de “Assim falou Zaratustra” de Nietzsche.
Faltou o The Man From Earth! É o melhor filme e menos falado que já existiu! rs..
Os comentários têm filmes melhores que a lista em si kkk