Persona (1966, Ingmar Bergman)
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
A Paixão de Anna (1969, Ingmar Bergman)
Andreas, um homem que sofre pelo fim de um recente casamento e por seu isolamento emocional, fica amigo de um casal que também passa por um momento delicado. É então que ele conhece Anna, que está superando uma tragédia que ocorreu com sua família. Andreas e Anna iniciam um relacionamento, porém para ambos é difícil esquecer o que aconteceu anteriormente em suas vidas. Enquanto isso, a comunidade em que vivem está aterrorizada por vários animais que estão sendo encontrados brutalmente assassinados.
Laranja Mecânica (1971, Stanley Kubrick)
O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
Solaris (1972, Andrei Tarkovsky)
Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin – conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes – é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.
17 Comentários
Excelente seleção, me falta ver uns três é fato…dos que vi, laranja mecânica é um marco, não só pela direção, mas também pela interpretação do Malcom… Valeu Lucas.
É um grande filme mesmo, um dos maiores do gênio Kubrick. Obrigado pelo comentário, @josfranciscopaulolima:disqus
Achei muito legal citarem Vontade Indômita, pois é baseado em um dos meus livros favoritos: The Fountainhead (A Nascente) e é um dos principais livros sobre o Objetivismo de Ayn Rand. A cena do discurso final de Howard Roark é, simplesmente, sensacional!
A seleção é boa, na minha opinião alguns ficariam de fora! Acho que nesta lista o principal é o laranja mecânica na ausência de Sr Fantástico!
Porra, hein… se a Morte perde ou não, queria descobrir assistindo ao filme!
Teorema zero esta acima do matrix!
Boa seleção. Mas ainda incluiria “viajando no pensamento” um filme de pura viajem filosofica, “idiocracia -o mundo governado por idootas”,é uma comedia que retrata a nossa decadencia de inteligência, e “clube da luta” retrata na verdade um conflito psicológico.
Faltou “O preço do Amanhã”, “Gattaca”…
o Preço do Amanhã passa extraordinariamente o que acontece hoje, deveria estar em um dos melhores filmes
Boa lista, mas e o anjo exterminador? =/
Cocoon e Inimigo meu são outros indicados pra lista
Excelente lista
Não tem nenhum filme de Lars Von Trier ou de Krystoff Kyeslovsky . Bem que poderia ter ” A festa de Babette”, “dogville”, “Não matarás”, “a Liberdade é Azul”. Senti falta também de “Adeus , minha concumbina” e “Lanternas Vermelhas” ou algum representante da cinematografia oriental
Ótima lista. Alguns dos títulos estão disponíveis no NETFLIX. E aqui você encontra mais uma porção de dicas bacanas que TEM NO NETFLIX!
https://m.facebook.com/dicastemnonetflix/?view_public_for=213474579004974
Boa lista. Senti falta de uma obra fundamental do mestre Andrei Tarkovski e também seu último filme: O Sacrifício. O clima tenso, do Ser que a todo momento parece querer livrar-se de sua carga nos remeter à fábula do camelo, do leão e da criança de “Assim falou Zaratustra” de Nietzsche.
Faltou o The Man From Earth! É o melhor filme e menos falado que já existiu! rs..
Os comentários têm filmes melhores que a lista em si kkk