A Patrulha Perdida (1934) | John Ford
Um sargento da Cavalaria Britânica e seu pelotão ficam isolados no deserto da Mesopotâmia, durante a Primeira Guerra Mundial. O oficial comandante é morto por um árabe, obrigando o sargento a assumir o comando, contra sua vontade. Um a um, os seus comandados estão sendo apanhados e mortos; no ápice da pressão, se desesperam e não conseguem aguardar os reforços, para resgatá-los.
Caminho da Glória (1936) | Howard Hawks
Um dos mais eloquentes trabalhos sobre os horrores da guerra, assinado pelo diretor Howard Hawks, de Onde Começa o Inferno. Frederich March é o tenente Denet, um oficial do exército francês, que luta com todas as forças para impedir o avanço alemão durante a Primeira Guerra Mundial. O que ele não sabe é que sua obsessão pela vitória o está transformando, aos olhos de seus homens, em seu pior inimigo.
A Grande Ilusão (1937) | Jean Renoir
Fala sobre a Primeira Guerra Mundial em uma época que ela não era conhecida como tal – o filme conta a história de um grupo de soldados franceses presos em um campo de prisioneiros na Alemanha em 1916, de suas análises sobre a guerra e do comportamento humano no meio dela.
Sargento York (1941) | Howard Hawks
Alvin Cullum York (Gary Cooper) vive um soldado pacifista que terá que deixar suas crenças cristãs de lado para participar do front na Primeira Guerra Mundial. Vencedor do Oscar de Melhor Ator (Gary Cooper) e Melhor Montagem, indicado a outras nove categorias.