Barton Fink – Delírios de Hollywood (1991, Irmãos Coen)
Barton Fink é um tímido dramaturgo de extremo sucesso na Broadway que, devido ao reconhecimento adquirido por seu último trabalho, é chamado por um grande estúdio de Hollywood para escrever o roteiro de um filme sobre luta livre. Ao chegar em Los Angeles, se hospeda em um hotel barato e decadente para ter privacidade para escrever, mas acaba sendo vítima de um terrível bloqueio de escritor, não conseguindo avançar no projeto. É aí que Barton conhece Charlie Meadows, residente do quarto ao lado, um vendedor de seguros bastante simplório e amigável, que tenta ajudá-lo a recuperar a criatividade. Só que acontecimentos bastante curiosos farão com que sua vida se torne um verdadeiro inferno.
O Show de Truman (1998, Peter Weir)
Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e trasmitidos para todo o mundo.
Matrix (1999, The Wachowskis)
Ficção Científica de ação que reinventou vários conceitos no gênero no final dos anos 90. Fala sobre o domínio das máquinas sobre os homens. Um grupo liderado por Morpheus está atrás do “One” – o escolhido – que, diz a profecia, libertará a raça humana dessas máquinas.
Memento (2000, Christopher Nolan)
Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas. Primeiro trabalho de grande expressão de Christopher Nolan, contado de uma forma bastante interessante, de trás para a frente, utilizando na construção do filme o modo como o personagem pensa.