A Última Noite de Bóris Grushenko (1975, Woody Allen)
Quando Napoleão Bonaparte ameaça invadir o Império Russo, o covarde Boris Grushenko (Woody Allen) é forçado a se alistar e lutar pelo seu país. Mesmo capturando um grupo inimigo, Boris vê as tropas napoleônicas chegar a Moscou. É a justificativa que sua esposa Sonia (Diane Keaton) encontra para arquitetar um plano para matar o marechal francês.
Stalker (1979, Andrei Tarkovsky)
Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.
Blade Runner (1982, Ridley Scott)
Deckard (Harrison Ford) é um Blade Runner, um policial que caça e extermina replicantes, humanos criados artificialmente. Seu desejo é sair da corporação, mas tem que adiar sua decisão quando passa a procurar quatro novos da raça, que Deckard deve procurar em um ambiente sujo e hostil. A dúvida é: quem é realmente humano e quem pode ser replicante num lugar como este?
A Sociedade dos Poetas Mortos (1989, Peter Weir)
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno se torna o novo professor de literatura. Porém, ele propõe métodos de ensino que incentivam seus alunos a pensarem por si mesmos e apresenta aos alunos a Sociedade dos Poetas Mortos. Isto acaba criando um conflito entre os diretores que ainda pregam o método antigo e conservador.