O pós-modernismo é uma denominação genérica do movimento artístico surgido no final do Século XX que sucedeu o Modernismo. É caracterizado pela ruptura com o rigor da filosofia, mas sem abandonar totalmente os princípios do movimento anterior. Vale destacar, também, que a crescente invasão da tecnologia influenciou bastante as bases da arte pós-moderna.
Muitos autores não aceitam o termo “pós”, afinal, não houve uma completa ruptura da estética modernista, o que aconteceu, em resumo, foi uma fragmentação da realidade, do tempo e do espaço. Portanto, fica a pergunta no ar, você concorda com o termo?
Pensando nessa “confusão” chamada pós-modernismo, um movimento que, no cinema, acaba por misturar diversos gêneros e ideologias, decidimos montar uma lista com 20 filmes que são considerados grandes obras pós-modernas. Confira e deixe sua opinião.
Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982) | Ridley Scott
Deckard (Harrison Ford) é um Blade Runner, um policial que caça e extermina replicantes, humanos criados artificialmente. Seu desejo é sair da corporação, mas tem que adiar sua decisão quando passa a procurar quatro novos da raça, que Deckard deve procurar em um ambiente sujo e hostil. A dúvida é: quem é realmente humano e quem pode ser replicante num lugar como este?
Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983) | David Cronenberg
O dono de uma pequena emissora de TV (James Woods) resolve ir atrás de uma atração mais subversiva para atrair audiência, quando conhece uma nova filosofia de programa: o Videodrome, cujos criadores possuem idéias bizarras e não-usuais para seu público.