A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más. – Friedrich Nietzsche
É impossível saber ao certo o que leva alguém ao suicídio, existem muitos motivos. Mas as causas mais comuns levam ao transtorno mental ou psicológico que pode incluir a esquizofrenia, transtorno bipolar, alcoolismo, drogas e, claro, a depressão.
O suicídio é algo sobre o que se deve falar, segundo o Nexo Jornal os números de mortos são expressivos, principalmente entre crianças e jovens de até 19 anos de idade. em 2013, 1% de todas as mortes de crianças e adolescentes do país foram por suicídio, ou 788 casos no total. O número pode parecer baixo, mas representa um aumento expressivo frente ao índice de 0,2% de 1980.
Pensando neste assunto, trouxemos 16 filmes sobre a temática. Confira.
A Felicidade Não Se Compra (1946) | Frank Capra
George Bailey (James Stewart) é um homem que nunca quis seguir a benevolente carreira de banqueiro do seu pai. Ele queria sair, para conhecer o mundo e seus segredos. Porém, por causa da necessidade de todos a seu redor, ele nunca conseguiu realizar o seu sonho. Até que pensou em se matar, por causa de uma dívida, e recebeu uma mãozinha lá de cima…
Trinta Anos Esta Noite (1963) | Louis Malle
O filme narra as últimas 48 horas de Alain Leroy, um homem angustiado e perdido, que deixava um hospital, onde fazia um tratamento contra o alcoolismo. Sua amante Lydia tenta ajudá-lo quando ele volta a Paris. Alain percorre bares e procura velhos amigos, em uma busca de si mesmo na reconstituição do passado. Mas o que Alain encontra em suas andanças é um vazio existencial, que o fará tomar uma decisão definitiva.