Paris é popularmente conhecida como o destino perfeito para viagens românticas e inspiradoras. Mas, além disso, há uma associação que muitos deixam escapar: foi na cidade da luzes que os irmãos Auguste e Louis Lumière realizaram a grande estreia do primeiro filme da dupla: La Sortie dell’Usine Lumière à Lyon (1895), no Grand Café, localizado no Boulevard des Capucines. “Só isso” já é motivo o suficiente para termos certeza de que o cinema e a cidade possuem uma ligação muito especial.
Que tal conhecer um pouco mais desta metrópole maravilhosa ou, para quem já a visitou, relembrar a experiência? Confira 15 ótimos filmes que possuem Paris como o cenário central de suas histórias.
Ninotchka (1939) | Ernst Lubitsch
Três russos vão a Paris para realizar uma venda de jóias, que não ocorre conforme planejado. Então, a fria agente Ninotchka entra em cena para resolver a situação. Acontece que ela se aproxima de um playboy que representa tudo que ela mais despreza. Resultado? Romance.
O Balão Vermelho (1956) | Albert Lamorisse
Um garoto encontra um balão vermelho preso a um poste de iluminação, numa rua de Paris. Ao ser libertado, o balão passa a seguir o menino por todos os lugares, como um amigo inseparável, causando a admiração de todas as pessoas da vizinhança e a inveja das outras crianças.
Cinderela em Paris (1957) | Stanley Donen
Quando a importante editora de uma revista de moda (Kay Thompson) e seu principal fotógrafo Dick Avery (Fred Astaire) escolhem uma livraria para sua próxima sessão de fotos, Dick descobre o rosto encantador da balconista e filósofa amadora Jo Stockson (Audrey Hepburn). Em Paris, Jo logo se transforma em top model global… e acaba se apaixonando pelo fotógrafo que foi o primeiro a notar sua face luminosa e divertida.
Acossado (1961) | Jean-Luc Godard
Homem rouba um carro e mata um policial antes de seguir para Paris. Lá, ele se esconde na casa de uma mulher, que tem o desejo de ser engravidada por ele. Quando ele perde a consciência e comete alguns pequenos delitos, dá também a brecha para os policiais o acharem e darem início a sua perseguição final.
Jules e Jim – Uma Mulher para Dois (1962) | François Truffaut
Na virada para o século XX, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando com Jules. Depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.
A Bela da Tarde (1967) | Luis Buñuel
Séverine é uma jovem e bela mulher casada com um médico. Ela ama o marido, mas não consegue se satisfazer sexualmente com ele. Então entrega-se aos seus desejos e acaba por se tornar uma prostituta, mantendo uma vida dupla. Filme vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.
Playtime – Tempo de Diversão (1967) | Jacques Tati
Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris, nos anos 60. Ali está também o hilário Mr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa. A mais cara produção de Jacques Tati, o diretor praticamente construiu uma cidade, com restaurantes, farmácia, prédios comerciais e até aeroporto.
Último Tango em Paris (1972) | Bernardo Bertolucci
Ele é um americano de 45 anos morando em Paris, atormentado pelo suicídio de sua esposa. Ela é uma beldade parisiense de 20 anos, noiva de um jovem cineasta. Sem querer saber os nomes um do outro, estas duas almas torturadas se unem para satisfazer seus desejos sexuais em um apartamento tão vazio como suas trágicas e sombrias vidas. Arrebatados em uma dança carnal frenética que eles parecem incapazes de interromper, esses dois amantes improváveis levam sua paixão a alturas e profundezas eróticas acima de qualquer coisa que eles jamais haviam imaginado…
A Liberdade É Azul (1993) | Krzysztof Kieślowski
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) | Jean-Pierre Jeunet
Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com a família, para Paris, para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de itens pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao antigo dono, revendo pequenos conceitos que mudarão sua vida.
Moulin Rouge!: Amor em Vermelho (2001) | Baz Luhrmann
Christian é um jovem inglês sonhador que chega a Paris no ano de 1899 com o desejo de se tornar um escritor. É a virada do século e a cidade vive uma revolução artística riquíssima em qualidade. Logo ele vê-se escrevendo uma peça denominada de “Espetacular Espetacular”. Acaba também conhecendo Satine, uma cortesã por quem acaba se apaixonando. Mas para financiar a peça surge um duque, que em troca de dinheiro acaba exigindo “exclusividade” sobre Satine.
Antes do Pôr do Sol (2004) | Richard Linklater
Jesse e Celine se conheceram por acaso, em uma viagem de trem de Budapeste para Viena. Nove anos depois, Jesse lança seu livro em Paris, reencontrando Celine coincidentemente. No curto tempo de uma tarde, eles passeiam pela capital francesa e falam sobre os últimos acontecimentos de suas vidas, revivendo fortes emoções. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
2 Dias em Paris (2007) | Julie Delpy
Marion e Jack formam um estressado casal que vive em Nova York. Eles tentam recuperar o relacionamento viajando para Paris, a cidade-natal de Marion. Porém Jack enfrenta problemas, já que os pais dela nada falam de inglês e Marion volta e meia reencontra antigos namorados.
Meia-Noite em Paris (2011) | Woody Allen
Esta é uma comédia romântica sobre uma família que precisa se mudar para Paris a trabalho, e sobre um jovem casal de noivos, com casamento programado para o Outono, que vêem suas vidas mudarem completamente. É também sobre um jovem que tem um grande amor por Paris e a ilusão que as pessoas tem que uma vida diferente da sua é sempre muito melhor.
A Invenção de Hugo Cabret (2011) | Martin Scorsese
Ambientado na Paris da década de 1930, o filme mostra um órfão que vive nas ruas próximas à estação de trem e é envolvido em um mistério que envolve seu falecido pai e um robô.