Em resumo, a palavra voyeurismo significa uma desordem sexual que consiste na observação de uma pessoa no ato de se despir. Para muitos, isso é visto como uma psicopatologia. Nesses casos, não acontece atividade sexual dos observadores com a “vítima”, é apenas um ato de excitação do indivíduo. Segundo especialistas, o início do comportamento voyeur começa antes dos 15 anos.
Separamos alguns filmes que retratam essa questão, muitos de forma não explicita, mas que no fundo, podem gerar discussões sobre o tema. Se você tiver alguma outra sugestão, deixe nos comentários.
Janela Indiscreta (1954) | Alfred Hitchcock
Jeff é um repórter incapacitado de exercer sua profissão temporariamente, por causa de uma perna quebrada. Como ele é muito ativo, suas fotos sempre foram de situações perigosas ao extremo, Jeff precisa urgentemente de algo para ocupar o seu tempo livre. Espiando através da janela de seu apartamento a vida dos vizinhos, ele passa a desconfiar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa, Jeff vai, a todo custo, tentar provar que está certo.
Um Corpo Que Cai (1958) | Alfred Hitchcock
Scottie (James Stewart), um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine (Kim Novak), que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.
Psicose (1960) | Alfred Hitchcock
Depois de furtar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion (Janet Leigh) foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores.
3 Comentários
Bela lista!
Faltou “O Homem Que Copiava”
Faltou também Não Amarás.