A manipulação já é um assunto delicado, mas quando se trata da manipulação midiática, ou seja, aquela realizada pela mídia, seja televisão, jornal, revista, internet e etc. o assunto fica ainda mais complexo. Felizmente, vivemos em um país onde podemos ter nossa liberdade de expressão, mas alguns anos atrás, este artigo me custaria, talvez, a minha vida.
É óbvio que não podemos sair acusando certos canais de comunicação, mas a questão é que, com o poder de cada um deles e da enorme audiência, fica fácil perceber que existe alguma coisa errada.
Cada um pode acreditar no que quiser, mas muito do que conhecemos como “senso comum” existe hoje por conta do que nos é mostrado e “ensinado” pelas mídias, e é aqui onde encontramos um problema. Afinal, para muitos espectadores “a televisão está sempre certa” e isso é o primeiro passo para saber que podemos sim, estar sendo manipulados (não somente pela TV, claro, foi apenas um exemplo).
Deixando os “achismos” de lado, que tal conhecer alguns – ótimos – filmes que tratam dessa manipulação da mídia? Confira a nossa lista com 15 exemplos e, caso lembre de mais algum, comente.
Cidadão Kane (1941) | Orson Welles
Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, conhecemos a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente ruim. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história.
A Montanha dos 7 Abutres (1951) | Billy Wilder
Charles Tatum (Kirk Douglas), é um repórter que aceita um emprego num pequeno jornal do Novo México. O trabalho é bastante monótono, até que ele encontra um homem preso numa mina. Ele vislumbra a possibilidade de, ao prolongar a permanência do mineiro dentro dos escombros, a chance de se tornar famoso.
A Embriaguez do Sucesso (1957) | Alexander Mackendrick
O maior colunista jornalístico de Nova York, J.J. Hunsecker, quer a todo custo evitar que sua irmã case-se com Steve Dallas, um músico de jazz. Assim, ele contrata Sidney Falco, um agente inescrupuloso, para atrapalhar o caso dos dois.
Um Rosto na Multidão (1957) | Elia Kazan
Descoberto por Marcia Jeffires, Larry Rhodes se transforma numa estrela da TV. O sucesso lhe dá mais poder, o que irá lhe corromper e até destruir sua vida.
O Monstro Na Primeira Página (1972) | Marco Bellocchio
Um jornal italiano de direita, comandado pelo editor-chefe Bizanti (Gian Maria Volonté), busca manipular a opinião pública em torno de um caso de assassinato. Uma menina rica foi morta na periferia de Milão e um jovem proletário de esquerda é acusado. As manchetes da primeira página não buscam a solução do crime, mas a vitória num complexo jogo político que mira as eleições do final do ano.
Um Dia de Cão (1975) | Sidney Lumet
O filme é baseado em eventos reais: um homem (Al Pacino) e um cúmplice estão cercados em um banco, com os funcionários como reféns, ao tentarem assaltá-lo. Em torno do acontecimento, que deveria durar apenas dez minutos, mas acabou durando horas, a mídia torna tudo um evento que tende a não acabar bem.
Rede de Intrigas (1976) | Sidney Lumet
Apresentador de TV é demitido devido sua baixa audiência. Quando seu programa ainda estava no ar, ele anuncia a demissão e avisa que irá se matar durante o programa da semana que vem. Isso faz com que o público fique extremamente curioso a passe a elevar sua audiência às alturas, devidamente aproveitada pelos responsáveis do programa. Isso faz nascer um louco profeta, em uma das mais ácidas críticas ao modo de se fazer televisão no mundo. Vencedor de 4 Oscar: Melhor Ator (Peter Finch), Melhor Atriz (Faye Dunaway), Melhor Atriz Coadjuvante (Beatrice Straight) e Melhor Roteiro Original.
Todos os Homens do Presidente (1976) | Alan J. Pakula
Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodward (Robert Redford), jornalistas do Washington Post, investigam a invasão da sede do Partido Democrata, ocorrida durante a campanha presidencial dos EUA, em 1972. O trabalho acabou sendo um dos principais motivos da renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano, em 1974. Foi o famoso escândalo de Watergate.
O Beijo No Asfalto (1981) | Bruno Barreto
Após ser atropelado e prestes a morrer, Amado Pinheiro pede a Aprígio, homem que o socorreu, que lhe dê um beijo na boca. O fato vira notícia na imprensa sensacionalista, e o homem que deu o beijo passa a ser vítima de preconceito. A polícia, por sua vez, começa a investigá-lo, supondo que o acidente tenha sido uma tentativa de assassinato.
Ausência de Malícia (1981) | Sydney Pollack
Michael Colin Gallagher (Paul Newman) acorda pela manhã, em um certo dia, e vê na capa dos jornais que sua vida está sendo investigada. Ele procura Megan Carter (Sally Field), a autora da matéria, e descobrem que ambos fizeram parte de um plano da imprensa para destruir a vida de Gallagher.
5 Comentários
kd 1984 de george orwel ???? filme épico livro épico..
Convido-o, Lucas, a propósito de manipulações midiáticas, a assistir “Branded” (2012), sobre dois gênios do marketing e o resultado de suas manipulações em sociedades deslumbradas e vulneráveis aos apelos consumistas: a Rússia, depois de muitos anos sob regime comunista, a África do Sul (não entendi porque) e o nosso Brasil são citados (apesar da ação se desenrolar na Rússia atual). Legendas PT-BR com indicação de release: http://legendas.tv/download/560c449b2e618/Branded/Branded_2012_1080p_BrRip_x264_YIFY
Boa noite, @renatomartinslazzari:disqus , tudo jóia? Já fiquei interessado, esse tema gera diversas discussões inacabáveis. Muito obrigado pela indicação e volte sempre.
They Live – 1988 John Carpenter
Wag The Dog