Amnésia (2000) | Christopher Nolan
Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas. Primeiro trabalho de grande expressão de Christopher Nolan, contado de uma forma bastante interessante, de trás para a frente, utilizando na construção do filme o modo como o personagem pensa.
Os Outros (2001) | Alejandro Amenábar
É sobre uma mansão mal-assombrada em um local isolado. Grace (Nicole Kidman) mora lá com seus dois filhos, que possuem uma doença e não podem ser expostos à luz solar. Todos os lugares da mansão são, portanto, mergulhados na escuridão total, mesmo de dia, através do uso de pesadas cortinas. A sensação é de uma noite infinita, pelo menos para as duas crianças que não podem sair de casa de dia. Seu marido está desaparecido por causa da guerra, e ela vive uma vida infeliz por causa da espera pelo seu retorno e das dificuldades que a doença de seus filhos proporcionam.
Donnie Darko (2001) | Richard Kelly
Donnie Darko é o típico adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte por ter ouvido um coelho do tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido por este mesmo coelho, de aparência perturbadora, a criar o caos. O filme é um quebra-cabeça temporal, e pode ser interpretado sob diferentes formas.
2 Comentários
Adorei a lista. O legal desses filmes é que, cada vez que assistimos novamente, tiramos novas conclusões, observamos detalhes que num ouro momento não pareciam ter importância. Ou seja, a percepção do filme muda na medida em que mudamos. Eu incluiria na lista o filme Cidade dos Sonhos, de David Linch.
eu incluiria o filme Viagens Alucinantes
Direção: Ken Russell
Elenco: William Hurt,