Onibaba, a Mulher Demônio (1964) | Kaneto Shindô
Conto popular da cultura japonesa onde uma mulher e sua filha vivem no Japão no século 14, em meio a guerra civil, as duas enganam soldados para roubar suas armaduras e poderem pegar alimentos, o problema é quando elas pegam uma armadura que possui uma máscara amaldiçoada, a qual destrói quem a estiver usando.
Japão, século XIV. Enquanto Kichi está na guerra, sua mãe (Nobuko Otowa) e sua esposa (Jitsuko Yoshimura) sobrevivem matando guerreiros desorientados e vendendo seus pertences. Quando a nora se encanta com um desertor, a sogra assume uma assustadora identidade para evitar sua partida. O plano, no entanto, reserva terríveis consequências para a família.
Viy – O Espírito do Mal (1967) | Konstantin Yershov e Georgi Kropachyov
Conto tradicional russo do século 19, diz respeito a um estudante seminarista que se perde em um campo e é atacado por uma bruxa a qual se você a matar apenas irá torna-lá mais jovem. O garoto tem a missão de manter vigília sobre um corpo por 3 noites em uma igreja local, no entanto todas as noites a bruxa acorda para assombrar o estudante e só vai embora quando a primeira luz do dia aparece.
O jovem seminarista Khoma Brutus (Leonid Kuravlyov) perde-se e acaba conseguindo abrigo na casa de uma velha senhora, que logo revela-se uma bruxa. Khoma é atacado por ela, mas consegue se defender e fugir. Pouco tempo depois, é convocado por um rico fazendeiro para orar por sua filha moribunda. O rapaz fica três noites trancado em uma pequena capela ao lado do corpo da garota, que, na verdade, é a bruxa sedenta de vingança.
Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos (1970) | Jaromil Jires
Se assemelha a história da Alice no País das Maravilhas, com o pequeno diferencial do filme ser um pesadelo sexual recheado de vampiros e metáforas.
Em uma celebração do carnaval em sua cidade, a adolescente Valerie (Jaroslava Schallerová) percebe o despertar de sua sexualidade. A jovem idealiza-se rica e poderosa, enquanto sua avó transforma-se em uma vampira. Mesmo fantasiando, Valerie precisa lidar com o surgimento de problemas femininos por meio de imagens sombrias e surreais.
2 Comentários
talvez a bruxa, por ter seus diálogos quase em totalidade retirados de documentos da época
The Crucible seria um bom filme para essa lista