Um Corpo Que Cai (1958) | Alfred Hitchcock
Scottie (James Stewart), um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine (Kim Novak), que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.
O Ano Passado em Marienbad (1961) | Alain Resnais
Num luxuoso e enorme palácio, transformado em hotel, entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugirem juntos. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Entretanto, parece difícil fazê-la lembrar de que tiveram um caso (ou que não tiveram) no ano passado, em Marienbad.
O Manuscrito de Saragoça (1965) | Wojciech Has
Dois oficiais inimigos encontram-se num casebre espanhol e se deparam com um velho manuscrito que relata as histórias de um militar belga que viaja pela Espanha durante a Guerra da Península e se mete em inúmeras narrativas, encontrando outros personagens como dois enforcados que costumam morrer e reaparecer, duas irmãs que se amam e seduzem os homens enfeitiçando-os, e outras tantas figuras, que cada vez que surgem em cena dão origem a novas histórias que se multiplicam e se entrelaçam.
2 Comentários
Os suspeitos
Dão sempre um jeito de enfiar o Nolan em tudo. O cara é um empulhador. Digo e repito: “Nolan não é Tarkovski!!!”.