Muita gente ama Donnie Darko pelo seu estilo confuso e complexo. Aliás, acho que é exatamente essa a jogada de mestre do filme: deixar as pessoas procurando respostas sem fim. Mas é claro que o filme de Richard Kelly não é o único nesse estilo: existem outros que se propõem a trazer o mesmo resultado aos espectadores – talvez não exatamente o mesmo, mas algo bem próximo.
>> Entendendo (ou não) Donnie Darko.
Por isso, esta lista é para você, que vive procurando filmes parecidos com Donnie Darko ou simplesmente é interessado em obras que desafiam nossa mente e nos mantém pensando por um bom tempo após o fim da história.
Vidas em Jogo (1997) | David Fincher
Em São Francisco Nicholas Van Orton (Michael Douglas), um banqueiro milionário no seu 48º aniversário (a idade do pai quando se suicidou), ganha de presente do seu irmão Conrad (Sean Penn) um cartão que lhe dá acesso a um divertimento incomum, organizado pela empresa Serviços de Recreação do Consumidor. Deste momento em diante Nicholas se vê envolvido em um perigoso “jogo”, que parece ter como objetivo matá-lo. Ele já não sabe em quem confiar, pois qualquer pessoa pode ser um assassino em potencial. Nicholas resolve então ir à polícia denunciar o ocorrido, mas quando chega na sede da empresa encontra apenas um andar vazio, sendo que a administradora do prédio nega que esta firma tenha tido no passado um escritório ali. Ele então toma consciência que tem de lutar sozinho para se manter vivo e evitar que as pessoas por trás disto concluam o plano de roubar todo o seu dinheiro.
O Sexto Sentido (1999) | M. Night Shyamalan
O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.
Amnésia (2000) | Christopher Nolan
Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.
26 Comentários
Ok Lucas(?), já pode maneirar nessas listas, nao tô dando conta de assistir e ter uma vida
Hahaha, a nossa ideia é nunca deixar faltar opções 😉
Sendo assim, acho justo que O Predestinado entre na lista :v
E ainda nos filmes ‘estranhos’ tem Enemy, Birdman, A Passagem, A pele que habito e Watchmen, maravilhosos
Parabéns pela matéria!
Só acredito que Coherence possa entrar em uma futura lista com o mesmo tema.
Fala, Guilherme… tranquilo? Então, ainda não conheço esse, vale a pena? Valeu pela dica hahaha, volte sempre!!
Se não me engano é alemão, ganhou prêmio de melhor roteiro em 2013 em dois festivais (Sitges e Fantastic Fest segundo o adorocinema.com).
Não sei se pode ser encaixado nessa mesma temática exatamente, mas é muito bom!
Ótima lista. Vi quase todos esses. Com exceção do Primer e Vidas em Jogo. Uma dica sobre o layout do site: por que não coloca tudo numa página só? Assim não fica cansativo de ficar clicando e carregando página toda hora. Seria mais legal se pudesse usar rolagem só. Fora isso, ótimo trabalho.
Wellington, obrigado pelo seu comentário.
Com relação as páginas, essa é a melhor solução que temos para manter o site sem que ele caia quando há um enorme acesso nas listas. Se 1000 pessoas acessam a mesma página simultaneamente, fica perigoso e pode sair do ar, afinal, não temos um servidor ultrablaster ainda 🙁
De qualquer forma, obrigado pela sugestão, espero que continue acessando (:
Concordo. O site é ótimo em conteúdo e recomendações. Só pega nesse aspecto, que é péssimo, principalmente quando acessado via mobile. De qualquer forma, parabéns pelo site.
Acredito que “Cidade dos Sonhos” se encaixaria nessa lista mais do alguns filmes que entraram aí.
Concordo! Cidade dos Sonhos é magnífico! Bem #mindfuck!!
Gostei da lista
acrescentaria “Vanilla Sky” com Tom Cruise, “12 Macacos” do Terry Gilliam e “Passageiros” com a Anne Hathaway
me interessei por Primer… vou procurar …
Assisti 7 dos 11 listados, e acrescentaria Cidade dos Sonhos a lista.
Excelente matéria!
Vei, pelo amor de Jah, parem de separar a lista por páginas e coloquem tudo em uma só, tenham consideração com a gente, na moral, nunca pedí nada a vcs…
Haha, Danilo, obrigado pela sugestão. Mas como falei para o Wellington ali em cima, pelo menos por enquanto, precisamos manter assim 🙁
Considerando alguns que estão nessa lista acredito que clube da luta se encaixaria também..
essa imagem do shutter island é um baita de um spoiler hein
Coloquem também o título original dos filmes =D Agradeço desde já!
Faltou Perfect Blue e Paprika nessa lista, do mestre Satoshi Kon e, respectivamente, as “mães” de Cisne Negro e A Origem 🙂
Upstream Color, do mesmo realizador de Primer, se encaixa na lista também. No mais, parabéns pelo post.
Espero que estejam na Netflix.
Vi uma boa parte desses.
Acho que caberia aí também o “Mulholand Drive” do David Lynch aí, acho que até hoje foi um dos filmes que mais me deu nó na cabeça.
Há dois filmes do diretor Alain Resnais que cabeiram também: “Ano passado em Marienbad” e “Je’taime, Je’taime”.
A página está muito boa. Uma boa seria uma lista do Woody Allen, não sei se vocês já tem. pelo menos não achei.
Lucas, ótima lista! desses só não assisti Primer, mas logo assistirei (obrigado pela indicação). Gostaria de indicar um filme que eu acrescentaria na lista, “O homem duplicado” com Jake Gyllenhaal. Filme com ótimos diálogos que te prende do início ao fim. Bem… Parabéns pelo Post! Abraços.
Eu amo esses filmes que deixa a gente pensando neles por horas, dias, meses. Eu acrescentaria “Predestination” que tem um plot twist que deixa qualquer um louco no final.
Adorei a lista. Tenho uma sugestão: Quero Ser John Malkovich.
É excelente e bem neste estilo!