As filosofias do fascismo e do nazismo são praticamente rejeitadas no nosso mundo atual, mas infelizmente, houveram tempos escuros onde eram amplamente praticadas. Eu disse “praticamente” porque ainda existem pessoas adeptas dos movimentos, mesmo que escondidas e, às vezes, nem tanto.
O fascismo nada mais é do que um movimento político centralizado em um ditador, ou seja, um governo autocrata que faz prevalecer os ideais de nação e raça sobre os valores individuais. O nazismo parte da ideologia de extrema-direita e, inclusive, é um movimento que faz parte do fascismo.
Pensando nessa trajetória abominante, trouxemos 10 filmes para entender melhor e conhecer as características e também os resultados destes movimentos. Caso lembre de outros, deixe um comentário.
Triunfo da Vontade (1935) | Leni Riefenstahl
O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.
O Grande Ditador (1940) | Charles Chaplin
Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.