Para quem está por fora, um filme é considerado superestimado quando alguém acha que é atribuído muito valor a ele, mais do que o necessário.
Antes de mais nada, vale lembrarmos que gosto é pessoal, não se discute e você dizer que acha um filme superestimado não faz dele ruim. Se a sua opinião é “não gostei deste filme por isso, isso e isso” ok, mas ninguém precisa e nem vai concordar com você. Quando perguntamos no nosso Facebook para nossos leitores sobre filmes superestimados na opinião deles, recebemos um comentário muito válido para esta introdução: Pra mim, nenhum, cada filme tem seu devido valor. Seja pela massa ou por um público específico, disse Emanuel Santos.
Mesmo sabendo disso, resolvemos montar essa lista para discutir com vocês sobre isso. Vamos aproveitar esse espaço para não criar confusão, e sim aprender uns com os outros e aumentar nosso repertório cinematográfico, lembre-se que não é por que você está atrás de uma tela de computador “protegido” que precisa sair ditando regras e brigando com todo mundo. #paz
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) | Stanley Kubrick
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.
Laranja Mecânica (1971) | Stanley Kubrick
O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
6 Comentários
Eu acho todos filmes dessa lista incríveis! Cada um tem o seu valor e sua analogia. São temas distintos que são tratados detalhadamente e muito bem produzidos. Enfim, é cinema!
2001, Laranja mecânica, Interestelar e Birdman são obras-prima da sétima arte 🙂
Fiquei decepcionada com Taxi Driver, realmente achei um filme superestimado. Uma pena…
Moonlight: uma bosta.
Moonlight: o pior filme já premiado pelo Oscar. Jogaram a credibilidade do prêmio no lixo!
Eu ODEIO a palavra SUPERESTIMADO ela diz como se o filme tivesse que ser perfeito para todos e que o filme não chegou no nível existe para mim a palavra ruim mas superestimado atribui uma conotação pejorativa e para quem usa a palavra o filme não tem que te agradar gosto quando a pessoa tenta entender porque outras pessoas gostaram o que teve valor para outros.