A psicanálise é um campo de estudo muito rico e interessante. Ela se baseia nos nossos desejos inconscientes, ou seja, aquilo que não sabemos ao certo que queremos, mas queremos. Sigmund Freud (1856-1939) foi o criador da análise psicanalítica e teve muitos resultados estudando seus sonhos e de seus pacientes, por exemplo.
Para entender melhor sobre a psicanálise, sugerimos o texto do site Tautonomia.
Para entender alguns filmes mais profundamente, uma análise psicanalítica pode ajudar bastante, exemplo disto são diversas teses de doutorado que se baseiam em alguma obra da sétima arte para traduzir as verdadeiras ideias do autor, ou então, de certos personagens.
Existem diversos filmes que merecem certa análise psicanalítica, mas trouxemos apenas 10 dessa vez. Se você lembrar de mais algum, comente.
Segredos de uma Alma (1926) | Georg Wilhelm Pabst
Werner Krauss estrela este filme como um cientista que é atormentado por um medo irracional de facas e uma compulsão irresistível de assassinar sua esposa. Dirigido à beira da loucura, através de pesadelos fantásticos (projetados por Ernö Metzner e fotografado por Guido Seeber, este filme mistura brilhantemente expressionismo e surrealismo). Uma obra-prima interessante e intrigante, profundo e impressionante.
Um Cão Andaluz (1929) | Luis Buñuel
Com roteiro co-escrito por Salvador Dalí, Luis Buñuel estreou como diretor neste curta-metragem, o marco inicial do surrealismo no cinema. Com clara influência da psicanálise, Buñuel e Dalí exploram o inconsciente humano, numa seqüência de cenas oníricas, incluindo o célebre momento em que um homem, interpretado pelo próprio diretor, corta, com uma navalha, o olho de uma mulher.