Arquitetura da Destruição (1989) | Peter Cohen
O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.
A Lista de Schindler (1993) | Steven Spielberg
A história real ronda em torno do alemão Oskar Schindler, que viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, quando este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio alemão.
5 Comentários
“A Escolha de Sofia”… “Julgamento em Nurenberg”…
Não consegui ver Operacao Valquiria com tom cruzes, ainda mais falando inglês. A primeira versao é bem melhor. O menino do pijama listrado também achei BEM fraco. É dificil ter um bom filme sobre esse tema, né? Mas “O pianista” e “A vida é bela” são maravilhosos! <3
O menino do pijama listrado é sensacional
“Um Ato de Liberdade” e “O Corajoso Coração de Irena Sendler” são muito bons!
Bastardo inglórios é sacanagem né pô filme bobo rolha.
Filme bom O triunfo da vontade,Hannah Arendt,Der Untergan, Die Fälscher,Walküre a versão alemã e outros filmes dessa lista poucos filmes e poucos são sobre o nazismo mesmo já de guerra bom é Cruz de Ferro e Stalingrad o original o alemão e outros que não me recordo.