Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube
    Canto dos Clássicos
    newsletter
    • Início
    • Resenhas de Filmes
    • Listas
      • Melhores Diretores
      • Filmes de cada país
      • Todas as listas
    • Movimentos
      1. Surrealismo
      2. Neorrealismo Italiano
      3. Montagem Soviética
      4. Nouvelle Vague
      5. Cinema Novo
      6. Expressionismo Alemão
      Featured

      Cinema Novo Brasileiro

      Por Lucas Pilatti Miranda3 de outubro de 2018
      Recent

      Cinema Novo Brasileiro

      3 de outubro de 2018

      Nouvelle Vague

      1 de outubro de 2018

      Montagem Soviética

      28 de junho de 2018
    Canto dos Clássicos
    Início»Cinema»10 Filmes sobre a Guerra Fria que você tem que assistir
    Cinema

    10 Filmes sobre a Guerra Fria que você tem que assistir

    Lucas Pilatti MirandaPor Lucas Pilatti Miranda1 de julho de 20144 Comentários
    Facebook Twitter WhatsApp Email
    Envie
    Facebook Twitter WhatsApp Email

    Uma lista muito bem elaborada pela galera do Taste of Cinema que nos mostra os 10 principais filmes sobre a Guerra Fria que ocorreu entre a ex-URSS e os Estados Unidos. Pra quem gosta do assunto ou quer saber mais sobre essa história vale muito a pena assistir a estes longas. O meu preferido é o humor negro de Kubrick em Dr. Fantástico.

    Sob o Domínio do Mal – The Manchurian Candidate (John Frankenheimer 1962)

    Raymond Shaw (Laurence Harvey) é um militar americano que, ao retornar da Guerra da Coréia, recebe as mais altas homenagens pelos seus atos de heroísmo. Mas em seu pelotão há incerteza de como tais atos de bravura foram cometidos e quando Bennett Marco (Frank Sinatra), seu oficial comandante e outro soldado começam a ter freqüentes pesadelos relacionados com a Coréia, eles chegam à conclusão de que todo o pelotão foi submetido à uma lavagem cerebral e que o “herói” era na verdade um soldado, que tinha sido programado como assassino sem sentimento de culpa ou lembrança do seu crime (dois soldados mortos do seu batalhão na verdade tinham sido mortos pelo “herói”, quando a ordem de matar foi dada a ele), tendo se tornado apenas uma peça controlada pelos inimigos.

    Após seu retorno ao serviço, Raymond deixa ser excessivamente protegido por sua mãe (Angela Lansbury) e o marido dela, o senador John Iselin (James Gregory), que é dominado por uma orientação fascista. Raymond vai trabalhar como jornalista, mas quando seu controlador o contata através de um código, ele se torna um robô sem nenhum sentimento de culpa ou lembrança do seu crime, e sua primeira vítima é o editor de uma coluna liberal. Raymond agora está casado e recebe ordem de matar sua esposa e seu sogro, um senador liberal. Mas quando a lavagem cerebral deixa de atuar em Bennett, ele consegue determinar como Raymond é controlado e passa a buscar os autores de todo o plano.

    Dr. Fantástico (Stanley Kubrick 1964)

    Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos “vermelhos”. Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial.

    Limite de Segurança – Fail-Safe (Sidney Lumet 1964)

    Uma falha técnica nos aviões norte-americanos passam uma ordem aos pilotos para que bombardeiem Moscou. Os soldados não podem voltar atrás, uma vez que o “limite de segurança” foi acionado. Então o presidente dos EUA (Henry Fonda) procura os meios necessários para impedir tal ato, o que pode ser uma tarefa impossível.

    Sete Dias de Maio – Seven Days in May (John Frankenheimer 1964)

    Em plena era de Guerra Fria, presidente americano com baixa popularidade assina tratado de desarmamento nuclear com aprovação do senado. Mas logo depois percebe que a nação voltou-se ainda mais contra ele. Um coronel aliado da Casa Branca descobre que um general e possível candidato ao cargo de presidente nas próximas eleições está por trás de um golpe político. Ele leva a informação ao presidente e assim tem início uma rede intrigas na qual a principal questão é em quem confiar.

    O Espião que Veio do Frio – The Spy Who Came In From the Cold (Martin Ritt 1965)

    Em plena era da Guerra Fria, o espião britânico Alec Leamas é enviado à Alemanha Oriental para servir como agente duplo. Mas à medida que vão surgindo informações, o espião começa perceber que seus companheiros estão desconfiando de seu trabalho. Adaptação do romance escrito por John Le Carré.

    A paginação para os próximos filmes está logo abaixo. ⬇

    1 2
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Email
    Previous ArticleStanley Kubrick sobre a vida
    Next Article Todas as mortes dos filmes de Tarantino em um só vídeo
    Lucas Pilatti Miranda
    • Facebook
    • Instagram

    Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

    Postagens Relacionadas

    David Cronenberg: Surrealismo e Horror Corporal

    29 de março de 2025

    50 anos de um verdadeiro clássico: “Um estranho no ninho” (1975)

    28 de março de 2025
    9.5

    Protegido: A Paixão de Joana d’Arc – 1928 (Resenha)

    28 de fevereiro de 2025

    Psicologia no Cinema: quando a mente humana se torna protagonista

    26 de fevereiro de 2025

    4 Comentários

    1. Mayara Soares on 26 de agosto de 2014 17:34

      Olá! Eu amo filmes de história… você sabe me dizer se esses mais antigos encontro em algum lugar?

      Reply
      • Canto dos Clássicos on 26 de agosto de 2014 21:59

        Oi Mayara, tudo bem? Bom, se você tem interesse em comprar, existem diversos sites que vendem clássicos que são difíceis de encontrar em locadoras. Não sou fã de assistir filme online, então não tenho muito o que recomendar. E claro, por torrent você encontra tudo o que quiser. Abraços e seja bem-vinda ao blog.

        Reply
        • João Henrique Pereira on 30 de julho de 2015 20:11

          Quais seriam esses sites?

          Reply
    2. Lethicia Ramos on 1 de dezembro de 2014 22:21

      Adorei!!!

      Reply
    Deixe um comentário Cancel Reply

    • Facebook 208.5K
    • Instagram 11.6K
    • YouTube 17.5K
    • TikTok
    Canto dos Clássicos
    Facebook Instagram YouTube
    © 2025 Canto dos Clássicos | Todas as imagens aqui contidas são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. Polítca de Privacidade.

    Clique acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.