Nascido Para Matar (1987) | Stanley Kubrick
Nascido para Matar é um dos mais interessantes filmes sobre a Guerra do Vietnã já lançados. Dividido em dois segmentos distintos – o treinamento dos soldados e a guerra em si – este penúltimo trabalho de Kubrick como diretor explora as loucuras da guerra (principalmente através da figura do Sargento Hartman) e o que ela provoca na mente das pessoas. Um relato frio e quase desumano.
Nascido em 4 de Julho (1989) | Oliver Stone
Após ficar paraplégico na Guerra do Vietnã, o idealista Ron Kovic retorna aos EUA como herói, mas logo se depara com a dura realidade que os deficientes físicos enfrentam em seu país. Agora ele quer lutar por seus direitos vergonhosamente renegados por aqueles que tanto admirava.
1 comentário
Os filmes da lista que ja vi, nada tem de “histórico”, fazem apenas exaltação do ideal estadunidense de liberdade e patriotismo, bastante questionáveis pelo viés de um analise critica. Sem contar colocar soldados estadunidenses como “vitimas” dos vietnamitas, quando ambos eram vitimas do imperialismo, mas vou ver os demais que ainda não vi…