Platoon (1986) | Oliver Stone
Na selvageria da Guerra do Vietnã, dois sargentos veteranos precipitam-se um contra o outro quando um deles perde a cabeça e realiza um massacre em cima das pessoas de um pobre vilarejo. A guerra é vista através de um jovem soldado. Considerado por muitos como o melhor filme do diretor Oliver Stone.
Bom Dia, Vietnã (1987) | Barry Levinson
O DJ do exército norte-americano no Vietnã Adrian Cronauer (Robin Williams) chega para mexer com a programação da rádio com seu humor forte e irônico. Ele acaba agradando a todos os soldados, com exceção de alguns superiores, que vêem nele uma ameaça à organização das tropas. Enquanto isso ele se apaixona perdidamente por uma vietnamita, trazendo mais problemas para si.
1 comentário
Os filmes da lista que ja vi, nada tem de “histórico”, fazem apenas exaltação do ideal estadunidense de liberdade e patriotismo, bastante questionáveis pelo viés de um analise critica. Sem contar colocar soldados estadunidenses como “vitimas” dos vietnamitas, quando ambos eram vitimas do imperialismo, mas vou ver os demais que ainda não vi…