Não há muito o que ser dito, assista a esses filmes apenas se você estiver preparado psicologicamente, porque eles irão perturbar a sua cabeça de formas inexplicáveis. E não, não estamos falando de terror.
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) | Stanley Kubrick
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.
Brazil: O Filme (1985) | Terry Gilliam
Em um futuro caótico e perturbador, uma cidade inteira é monitorada através de computadores e leis burocráticas ao extremo. É nesse infeliz mundo que Sam Lowry se apaixona por Jill, uma terrorista local.
Cubo (1997) | Vincenzo Natali
Sete totais estranhos acordam dentro de uma construção que parece ser um amontoado de cubos. Cada uma dessas pessoas tem um dom diferente, e eles devem se unir para conseguir solucionar o quebra-cabeças gigante e saírem vivos do local.
O Show de Truman (1998) | Peter Weir
Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e trasmitidos para todo o mundo.
Cidade dos Sonhos (2001) | David Lynch
Nas avenidas de Los Angeles, verdade é mentira com ilusão. Em torno da indústria do cinema, personagens vivem suas fantasias surrealistas, desejos e esperanças frustradas, como a ingênua Betty (Naomi Watts), que chega do Canadá para se tornar atriz. Ela cruza com Rita (Laura Harring), que acaba de sofrer um acidente e sequer se lembra do seu próprio nome. Betty tenta ajudá-la a descobrir quem é. Em outra parte de Los Angeles, o diretor de cinema Adam Kesher está sendo convencido por dois estranhos irmãos, com pinta de mafiosos, a contratar uma atriz específica para seu filme.