Os transtornos mentais formam um conjunto de condições da nossa mente que afetam o humor, raciocínio e comportamento. Dentre os casos mais conhecidos, podemos citar a depressão nervosa, bipolaridade, demência, esquizofrenia, autismo e o transtorno obsessivo-compulsivo conhecido também como TOC.
Não queremos entrar em detalhes médicos, apenas indicar alguns filmes que retratam, de uma forma ou de outra, algumas destas condições e o que podem gerar em alguém.
Por mais que os casos sejam complicados, os filmes são ótimos e, completamente necessários, para quem gosta de cinema. Compartilhe a lista com seus amigos e caso lembre de mais alguma obra cinematográfica, comente.
Uma Rua Chamada Pecado (1951) | Elia Kazan
Blanche (Vivien Leigh) vai visitar sua irmã grávida e o marido dela, Stanley (Marlon Brando), que não gosta dela e começa a forçá-la a falar sobre uma propriedade que sabe que foi deixada para as duas. Aos poucos o clima entre Stanley e Blanche vai ficando cada vez mais pesado.
Psicose (1960) | Alfred Hitchcock
Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.