É fato que o cinema retrata, também, muitos fatos da vida, do cotidiano e não apenas histórias ficcionais. O Complexo de Édipo é um desses.
Mas, o que é ao certo isso? O Complexo de Édipo é um dos conceitos da psicanálise desenvolvido por Sigmund Freud. Se trata da fase do desenvolvimento infantil onde existe uma “disputa” entre o filho e o pai pelo amor da mãe. Ou o contrário, que seria essa “disputa” entre a filha e a mãe pelo amor do pai.
Pensando nesse estudo, trouxemos uma lista com 10 filmes que foram, de uma forma ou de outra, influenciados pelo complexo, ou apenas possuem características do mesmo. Confira.
Psicose (1960) | Alfred Hitchcock
Depois de furtar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion (Janet Leigh) foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores. O Complexo de Édipo está na relação entre Norman Bates, dono desse motel e sua mãe.
Ensina-me a Viver (1971) | Hal Ashby
O relacionamento entre um rapaz de 20 anos com obsessão pela morte, que passa seu tempo indo a funerais ou simulando suicídios, e uma senhora de 79 anos encantada com a vida. Eles passam muito tempo juntos e, durante esta convivência, ela expõe a beleza da vida.
Contos de Nova York (1989) | Woody Allen, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese
Três média-metragens dirigidos por renomados diretores estadunidenses, todos ambientados na cidade de Nova York. No primeiro, Lições de Vida, dirigido por Martin Scorsese, um famoso pintor prepara-se para uma nova exposição de seus trabalhos, enquanto decide seu futuro sentimental com sua assistente. No segundo, A Vida Sem Zoe, dirigido por Francis Ford Coppola, menina rica que mora num hotel vive uma aventura que culmina com a reaproximação de seus pais. Por último, em Édipo Arrasado, dirigido por Woody Allen, um cinqüentão vive às turras com sua mãe, que constantemente coloca-o em situações constrangedoras junto às suas namoradas e conhecidos.
Os Imorais (1990) | Stephen Frears
Lilly trabalha para um gângster e aposta o dinheiro dele em corridas de cavalos. Afastada há muitos anos de Roy, seu filho, decide reencontrá-lo, provocando reações de amor e ódio. Ela se torna rival da sua namorada, Myra, o que faz disputar o amor do próprio filho.
Olhar do Desejo (2007) | David Mackenzie
Hallam Foe é um jovem perturbado cuja tendência ao voyeurismo revela seus medos mais obscuros e seus desejos mais peculiares. Preferindo acreditar que sua mãe foi assassinada pela madrasta, que antes era secretária de seu pai, Hallam se recusa a aceitar que ela se afogou após uma overdose de comprimidos para dormir e passa todo o tempo espionando as pessoas ao seu redor.
4 Comentários
Acho que faltou “La Luna”, de Bernardo Bertolucci, 1979, filme muuuito pouco conhecido (um pouco entediante, confesso…hehehehe). Dá uma olhada http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1584/
Pecados inocentes é um filme razoavelmente conhecido que retrata exatamente o caso do complexo de édipo.
Um filme que é aparentemente só ficção, mas que mostra bem essa relação edipiana na formação da personalidade é o A.I. – Inteligência Artificial, do Spilberg. Como o menino-robô começa a desenvolver sentimentos, o que salta pra ela é sua relação com a mãe, que aliás, baseia toda a busca dele.
Trama Fantasma de 2017: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-247980/