O inferno pode ser muito pior do que um lugar cheio de fogo com seres chifrudos te chicoteando. Brincadeiras a parte, no fundo, pode ser verdade. Quem sabe o inferno não está dentro de nós, nos nossos medos e receios? O meu medo é diferente do seu e, consequentemente, nossos infernos são completamente diferentes.
É óbvio que nós não queremos entrar em discussões religiosas nem nada do tipo, calma. No entanto, queremos mostrar alegorias do cinema sobre esse lugar tão misterioso e apavorante que nem ao menos conhecemos.
Quer encarar?
O Silêncio (1963) | Ingmar Bergman
Última parte da Trilogia do Silêncio do sueco Ingmar Bergman. Conta a história de duas irmãs e suas dificuldades nos relacionamentos. Esther e Anna viajam com o filho da segunda para a Suécia, mas têm sua viagem interrompida por um imprevisto em um país desconhecido. Hospedadas no hotel, elas começam a confrontar o vazio existencial de suas vidas.
Gritos e Sussurros (1972) | Ingmar Bergman
Mulher extremamente enferma recebe a visita de duas irmãs, que chegam para ajudar a criada a cuidar dela. Durante essa convivência, algumas verdades e raivas passadas irão vir a tona. Oscar de Melhor Fotografia.