Karl Marx foi um dos mais influentes filósofos de todos os tempos e, consequentemente, seu trabalho influenciou diversos filmes. O espectador enfrenta problemas marxistas, tais como: condições proletárias, burguesia dominante, a tecnologia em evolução e sua relação com a sociedade, e a revolução. Cada problema é apenas um sinal do advento da era comunista, que consiste em uma justiça final na terra. Este é o núcleo de todo um movimento que influenciou profundamente o mundo.
Obviamente havia outros filósofos, muitos influenciados por Marx, que expandiram os elementos fundamentais em muitas outras direções, alguns deles contemporâneos a ele, incluindo Engels, Kautsky, Bernstein e outros.
Cada um deles compartilhavam uma fé na justiça do proletariado, onde o objeto e o sujeito, finalmente, identificam uns aos outros. Menores classes industriais são a “solo” para a revolução e trará verdadeiros valores para toda a humanidade, mas fazer isso exige a queda da classe dominante industrializada: a burguesia. Fraternidade é a palavra chave para a base de uma sociedade, e comunismo é a comunidade de final onde a humanidade se liberta da escravidão física e mental.
Conheça 10 grandes filmes influenciados por essa ideologia sociológica e filosófica que marcaram e ainda marcam a nossa sociedade.
10 – Novecento (Bernardo Bertolucci, 1976)
O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século 20 até o fim da Segunda Guerra Mundial, focando na vida de duas pessoas: Olmo, filho bastardo de camponeses, e Alfredo, herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar da amizade desde a infância, a origem social fala mais alto e os coloca em pólos política e ideologicamente antagônicos. O plano de fundo é o intenso cenário político da época, com o fortalecimento do fascismo e, em oposição, as lutas trabalhistas ligadas ao socialismo.
9 – Tempos Modernos (Charlie Chaplin, 1936)
Um operário fica louco com o ritmo intenso do trabalho braçal onde consegue o seu ganha pão. Demitido, acaba parando em um hospital. Quando sai, é confundido durante um protesto comunista e acaba preso. Em meio a toda essa confusão, ainda arruma tempo para ajudar uma jovem órfã.
8 – Porcile (Pier Paolo Pasolini, 1969)
A partir de duas histórias paralelas, uma no século XVI e outra na Alemanha pós-moderna, Pasolini faz um retrato metafórico nada alentador da degradação humana alastrada pela sociedades de consumo, as quais não prezam o sentido e a essência do ser humano, mas apenas sua capacidade de consumo. É uma reflexão sobre o lema da Era Capitalista: “consumo, logo existo”.
7 – Terra (Alexander Dovzhenko, 1930)
A chegada do trator é recebida com entusiasmo pelos camponeses que trabalham coletivamente na terra, no início desse processo de comunização do campo na Ucrânia. Eles começam a imaginar uma vida melhor para si próprios, porém os kulaks, os grandes proprietários de terra, ficam descontentes, e conspiram para assassinar o jovem líder do comitê do partido do vilarejo. Só que sua morte só serve para dar mais força ao ímpeto dos camponeses.
6 – Tri pesni o Lenine (Dziga Vertov, 1934)
Uma ode a Lênin no décimo aniversário de sua morte, reunindo imagens feitas em vida e em seu funeral e filmagens sobre o impacto de seu legado sobre a vida de mulheres da URSS asiática e para o desenvolvimento econômico do país.
2 Comentários
Cara, não existe palavras para descrever o quão importante e genial foi o Eisenstein. Os filmes do cara são uma literatura filmada; ele consegue mostrar os dois lados de um governo facilmente. Enquanto a filmagem e fotografia do filme… Em todos os filmes ele dá uma aula montagem, todos os filmes são conhecidos apenas pelo modo de filmagem única.
Pingback: Filmes - faiscafosforo | Pearltrees