O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) – também conhecido como “dupla personalidade” – é um distúrbio caracterizado pela presença de duas ou mais personalidades em um único indivíduo. É considerado raro e ainda não foi identificada uma possível cura. Em grande parte das situações, as pessoas que sofrem desse distúrbio, presenciaram na infância algum tipo de evento traumático como, por exemplo, algum abuso. Isso pode causar uma dificuldade em estabelecer um vínculo de confiança com pessoas próximas, levando à dificuldade da criança se construir como pessoa.
Essa doença, ou melhor, distúrbio, serviu de grande ajuda para diversos roteiros cinematográficos e, em muitos exemplos, plot twists icônicos da sétima arte. Portanto, cuidado com SPOILERS. Se você ainda não tiver assistido ao filme, não leia sobre o personagem, fica a dica.
O Médico e o Monstro (1931) | Rouben Mamoulian
Personagem: SPOILER! arraste para o lado: Henry Jekyll
A clássica história baseada no romance de Robert Louis Stevenson. Dr. Jekyll, um renomado médico, estuda a possibilidade de separação do lado “bom” e do lado “mau” das pessoas. Numa de suas experiências, deixa seu lado sombrio tomar conta e acaba transformando-se em um monstro, o que lhe trará terríveis consequências.
As 3 Máscaras de Eva (1957) | Nunnally Johnson
Personagem: SPOILER! arraste para o lado: Eve White
Sofrendo com fortes dores de cabeça e desmaios frequentes, Eva White (Joanne Woodward) decide conversar com o psiquiatra Dr. Luther. Durante o tratamento, ela é hipnotizada, e logo revela duas outras personalidades: a de uma mulher impulsiva e cheia de vida, e a de uma garota submissa à própria mãe. O drama é baseado na história real de Christine Costner Sizemore, diagnosticada com transtorno de múltiplas personalidades.
Psicose (1960) | Alfred Hitchcock
Personagem: SPOILER! arraste para o lado: Norman Bates
Depois de furtar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion (Janet Leigh) foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores.
Quando Duas Mulheres Pecam (1966) | Ingmar Bergman
Personagem: SPOILER! arraste para o lado: Alma
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
As Duas Faces de Um Crime (1996) | Gregory Hoblit
Personagem: SPOILER! arraste para o lado: Aaron Stampler
O advogado Martin Vail tem como missão defender um pobre coroinha, que é acusado de assassinar um arcebispo. Mas o advogado não imagina o que se encontra por trás disso tudo e que vai descobrir um ninho imenso de corrupção.
Clube da Luta (1999) | David Fincher
Personagem: SPOILER! arraste para o lado: O Narrador
Um homem, executivo que trabalha como investigador de seguros, tem uma boa vida financeira mas sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a freqüentar terapias em grupo, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler Durden. Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. Tudo ganha propósitos maiores quando as coisas começam a ficar loucas e surreais.
A Mão do Diabo (2001) | Bill Paxton
Personagem: SPOILER! arraste para o lado:Dad Meiks
O FBI está à procura de um perigoso serial killer, que se autoproclama como “Mão de Deus”. Até que surge Adam Meeks, um misterioso homem que afirma conhecer a identidade do assassino e deseja falar com o agente que lidera as investigações. De início o agente não se mostra impressionado com a afirmação de Adam, mas fica curioso com a história e pede maiores explicações sobre ela. Adam conta que o assassino é seu irmão, passando a narrar através de uma série de flashbacks como eles cresceram sob o comando de um pai que acreditava que o irmão estava imbuído de uma missão divina, que consistia em destruir demônios que habitavam corpos humanos.
Medo (2003) | Jee-woon Kim
Personagem: SPOILER! arraste para o lado: Bae Soo-Mi
Duas irmãs, órfãs de mãe há pouco tempo, após passarem um tempo em um internato, voltam para casa de seu pai e de sua cruel madrasta. Além da maneira obsessiva e desequilibrada de sua madrasta, uma alma perturbada ronda pela casa.
O Operário (2004) | Brad Anderson
Personagem: SPOILER! arraste para o lado: Trevor Reznik
Trevor é um esquelético operário que não dorme há 1 ano e, fora isso, ele leva uma vida aparentemente normal. Até que conhece Ivan, um sujeito que está substituindo temporariamente um colega de Trevor na fábrica.
Ilha do Medo (2010) | Martin Scorsese
Personagem: SPOILER! arraste para o lado: Teddy Daniels
Em 1954, o detetive Teddy Daniels investiga o desaparecimento de uma assassina, que fugiu de um hospital psiquiátrico e está supostamente foragida na remota Ilha Shutter. Quanto mais perto da verdade ele chega, mais enganosa ela se torna.
8 Comentários
só tem dois aí
Está vendo os numerozinhos acima dos botões de compartilhamento? É a paginação do post. É só clicar para ir lendo cada uma das outras partes.
A tempos assisti um filme de ação e espionagem cujo personagem principal era praticamente um super herói improvável, pois ele sempre sarfava-se dos perigos de uma forma bem mais espetacular que o Ethan da franquia: Missão Impossível. Só que eu gostaria de revê-lo mas não consigo me lembrar do nome do filme, ou dos atores, ou nem mesmo do ano de produção. Para que vocês possam me ajudarem a identificá-lo preciso postar um spoiler: O filme termina com este personagem principal descobrindo que tudo o que ele conseguia fazer era apenas fruto da sua imaginação, e antes dos créditos finais aparecem várias frases de psicólogos e/ou psiquiatras famosos sobre múltiplas persolidades e sobre ego
Acho que você deveria ter falado de Sybil também. É muito bom
acho q faltou identidade (2003) caso haja uma parte 2, tenta adicionar esse
Identidade (2003) perfeito.
fragmentado e otimo
Apesar de não parecer, sempre achei Hulk como sendo um caso de TDP, que acho que muitos não notam pela sua origem (experimento mal sucedido em um filme de super herói). Mas se formos observar bem, são personas distintas, onde o David Banner é o cientista bonzinho, e o Hulk o monstro descontrolado, como uma versão moderna de “O Médico e o Monstro”. E o mais curioso é que o primeiro filme do Hulk, fora do MCU, é interpretado por Edward Norton, que já tinha feito outros dois filmes com a mesma temática, e citados na matéria, que é “O Clube da Luta” e “As Duas Faces de um Crime”.