Fausto (1926) | F.W. Murnau
Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.
Metrópolis (1927) | Fritz Lang
O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.
4 Comentários
Caligari, M, Nosferatu e Metropolis (Ou ao menos uma das versões) foram os que eu vi e posso dizer que esse é um dos mais belos e mais influenciadores estilos cinematográficos… (Vê-se como os melhores filmes de Tim Burton são justamente os que carregam essas marcas) Sei que não são, em essência, filmes expressionistas alemães, porém outros que admiro são A Carruagem Fantasma (Que influenciou uma das cenas mais icônicas do cinema no Iluminado) E o Fantasma da Ópera… Incrível pensar como algum dos maiores filmes de terror venham de uma época tão simples.
Uma pequena correção. Van Gogh era pós-impressionista, não Expressionista como foi citado. Vamos dar uma pesquisadinha antes? Vamos…
Cara, é verdade, enquanto escrevia não me dei conta e confundi ele com Edvard Munch, mas já está corrigido, obrigado e volte sempre (:
Faltou O Estudante de Praga, mas a lista tá fodastica!