Sombras (1923) | Arthur Robison
Durante um jantar, dado por um rico barão e sua esposa, com a participação de quatro de seus pretendentes em uma mansão do século 19 alemão, uma sombra salva o casamento, dando a todos os convidados uma visão que poderia acontecer naquela noite se o Barão continuasse com ciúmes e os pretendentes não reduzissem seus avanços em relação à sua linda esposa.
A Última Gargalhada (1924) | F.W. Murnau
Um velho porteiro de um hotel de classe se vê sendo substituído por um empregado mais jovem, e posto para trabalhar como ajudante de lavatório. Sendo seu emprego de porteiro o maior orgulho de sua vida, e agora ridicularizado por seus vizinhos e amigos, o velho homem volta ao hotel à noite, em busca de seu antigo uniforme, símbolo de sua glória passada.
4 Comentários
Caligari, M, Nosferatu e Metropolis (Ou ao menos uma das versões) foram os que eu vi e posso dizer que esse é um dos mais belos e mais influenciadores estilos cinematográficos… (Vê-se como os melhores filmes de Tim Burton são justamente os que carregam essas marcas) Sei que não são, em essência, filmes expressionistas alemães, porém outros que admiro são A Carruagem Fantasma (Que influenciou uma das cenas mais icônicas do cinema no Iluminado) E o Fantasma da Ópera… Incrível pensar como algum dos maiores filmes de terror venham de uma época tão simples.
Uma pequena correção. Van Gogh era pós-impressionista, não Expressionista como foi citado. Vamos dar uma pesquisadinha antes? Vamos…
Cara, é verdade, enquanto escrevia não me dei conta e confundi ele com Edvard Munch, mas já está corrigido, obrigado e volte sempre (:
Faltou O Estudante de Praga, mas a lista tá fodastica!