Nessa lista você vai conhecer filmes que retratam performances incríveis de atrizes interpretando mulheres que estão a beira da histeria ou da insanidade. Pouco valorizadas, essas atuações mostram o que há de mais forte em uma pessoa que está fora de si, independente do motivo.
Segundo os estudos da psicanálise, a histeria é considerada uma neurose decorrente da instabilidade emocional. Bastante relacionada com as mulheres – pelo fato de ser causada, também, por perturbações no útero – a histeria provoca a perda do autocontrole devido a um pânico extremo. Tendo isso em vista, pode acreditar que os filmes a seguir são bastante fortes emocionalmente.
Se você gosta de conhecer novas e ótimas atuações, está no lugar certo.
Através de um Espelho (1961) | Ingmar Bergman
Karin (Harriet Andersson) volta para casa após uma temporada em um hospital psiquiátrico. Ela vive em uma ilha com seu solitário irmão (Lars Passgård), o marido (Max von Sydow) e o pai (Gunnar Björnstrand). As relações familiares logo se deterioram quando a instabilidade de Karin ganha força.
1 comentário
Bela lista. É impressionante o nível do Ingmar Bergman. Acho que dá para colocar alguma obra dele em quase todos os tipos de listas.
Aliás, parabéns pelo site. Entro aqui com frequência pois sei que encontrarei material de qualidade. Não é todo tipo de site sobre cinema que posta coisas interessantes e diferenciadas com essa frequência. Fico muito feliz em saber que temos no Canto dos Clássicos um refúgio para quem, como eu, gosta de filmes.