A Idade Média é um dos períodos mais obscuros da nossa humanidade. Aconteceu na Europa entre os séculos V e XV, começando com a queda do Império Romano do Ocidente tendo seu fim a partir do início daquilo que conhecemos como Idade Moderna. Dentre esse período, muitas coisas aconteceram, sendo a principal – que causou a morte de um terço da população europeia entre 1347 e 1350 – foi a peste negra.
Devemos fazer de nosso medo um ídolo e chamá-lo de Deus?
– Antonius Block, O Sétimo Selo.
Um momento muito trágico da nossa história é bastante lembrado pelas artes e o cinema tem diversos bons exemplos disso. Confira nossa lista de 15 filmes que retratam a Idade Média.
O Martírio de Joana D’Arc (1928) | Carl Theodor Dreyer
A jovem camponesa Joana D’Arc (Maria Falconetti) é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor inglês, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa pelas suas últimas horas de vida em que é capturada pelos ingleses, levada à prisão, torturada, vai à julgamento por heresia e por fim é executada. Durante todo esse tempo, ela sofre por causa das acusações e também devido ao abandono da Igreja Católica e dos seus compatriotas franceses.
Alexandre Nevsky (1938) | Sergei M. Eisenstein
Rússia, primeira metade do século XIII. Em um momento difícil da sua história, o país é invadido em uma frente pelos cavaleiros teutônicos e por outra frente pelos tártaros. Como resultado, a pátria é saqueada e a moral da população fica bem baixa. Finalmente, o deprimido e instável príncipe Alexander Yaroslavich Nevsky (Nikolai Cherkasov) é chamado para liderar seu povo na luta contra os opressores.
Ivan, O Terrível (1945) | Sergei M. Eisenstein
Século XVI. Ivan IV (Nikolai Tcherkassov), arquiduque de Moscou, assume o poder da Rússia declarando-se czar. Casa-se com Anastasia (Lyudmila Tselikovskaya) e logo planeja ataques para retomar os territórios perdidos e derrotar os tártaros. Sem esquecer também dos inimigos internos, que não desistem de derrubá-lo, Ivan manipula todos ao seu redor.
O Sétimo Selo (1957) | Ingmar Bergman
Antonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a perseguí-lo enquanto viaja pela Suécia medieval.
Trono Manchado de Sangue (1957) | Akira Kurosawa
Baseado na obra Macbeth, de Shakespeare, conheça a história de Washizu e Miki, dois samurais que, durante uma missão, têm uma visão sobre uma velha senhora no meio da floresta. Ela profetiza um ambicioso futuro, o que faz com que os samurais fiquem com isso na cabeça e, inconscientemente, comecem a agir para que ele se torne realidade. Sangrentas guerras, ambição e loucuras se entrelaçam perfeitamente em um dos melhores filmes do mestre Kurosawa.
Ivan, o Terrível – Parte II (1958) | Sergei M. Eisenstein
Após sua esposa morrer envenenada, Ivan (Nikolai Tcherkassov) encontra-se sozinho na luta pela unificação da Rússia. Enquanto tenta expulsar os invasores, o czar precisa ainda escapar das constantes tentativas de assassinato tramadas pelos inimigos, entre os quais está Efrosinia (Serafima Birman), tia de Ivan, que sonha com o poder nas mãos do filho Vladimir (Pavel Kadochnikov).
A Fonte da Donzela (1960) | Ingmar Bergman
Num país dividido entre o cristianismo e o paganismo, um casal de cristãos fervorosos pede para a filha ir levar velas para a igreja do vilarejo. No caminho, a jovem é estuprada e assassinada por dois pastores, que sem saber acabam indo à casa dos pais da moça para pedir comida e abrigo. Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
O Processo de Joana d’Arc (1962) | Robert Bresson
Baseado inteiramente nas notas históricas do julgamento de Joana D’Arc, o filme mostra todos os passos do martírio da heroína francesa, desde seu encarceramento até sua morte na fogueira pelos ingleses.
Onibaba, O Sexo Diabólico (1964) | Kaneto Shindô
Século 14, um Japão feudal destruído por guerras civís. Esperando o filho que está na guerra, uma mulher e sua nora sobrevivem em uma aldeia através de tocaias que armam contra guerreiros samurais, matando-os e vendendo seus pertences em troca de comida. Com a chegada de um guerreiro fugitivo, a mãe teme que a nora a abandone pelo soldado, pondo em prática um plano diabólico para manter a companhia da garota.
Andrei Rublev (1966) | Andrei Tarkovsky
A vida de Andrei Rublev, o grande pintor de ícones da Rússia do século XV, um período de intensa turbulência e também de diversas dificuldades pelas quais passavam o povo russo. Na época o país sofria com a pobreza, a rigidez da igreja ortodoxa e também as invasões tártaras. Nesse cenário caótico, estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que mais tarde abandonaria seu trabalho como pintor, para se dedicar a Deus.
Marketa Lazarová (1967) | Frantisek Vlácil
Baseado na obra do escritor de vanguarda Vladislav Vancura, o filme segue a rivalidade entre dois clãs guerreiros, os Kozliks e os Lazars, assim como o amor condenado dos filhos dos rivais, Mikolas Kozlik e Marketa Lazarova. Com reminiscências da obra de Tarkovsky e Kurosawa, fundado sobre a rica tapeçaria da ficção tcheca, este filme ambicioso e cheio de camadas é a coroação de Vlacil e um dos marcos do cinema mundial.
O Vale das Abelhas (1968) | Frantisek Vlácil
Depois de seu pai se casar com uma esposa adolescente, Ondroej é enviado para um internato religioso. Após alguns anos lá, ele começa a refletir sobre questões existenciais e suas crenças, resolve então fugir e voltar para casa. Explorando a natureza da fé e da dúvida o diretor tcheco Frantisek Vlacil constrói uma obra poética ambientada na Idade Média.
Rei Lear (1971) | Peter Brook
Baseado na obra de William Shakespeare, conta a história de traição, vingança e paixão. O velho Rei faz doação em vida de todos seus domínios às 3 filhas e é imediatamente relegado ao abandono, restando-lhe apenas o amor de sua filha Cordélia.
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975) | Terry Jones, Terry Gilliam
A história se passa durante a Idade Média, na Inglaterra, onde o Rei Arthur parte numa jornada em busca de pessoal para formar o grupo conhecido como os Cavaleiros da Távola Redonda. Quando consegue formá-lo, recebe a missão divina de encontrarem o cálice sagrado, que está escondido em algum lugar do reino britânico. Considerado pela maioria o melhor filme do grupo de humor britânico e uma das melhores comédias de todos os tempos.
O Nome da Rosa (1986) | Jean-Jacques Annaud
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro.
11 Comentários
Muito boa a Lista, só faço a sugestão de colocar o nome original dos filmes.
agora é a difícil missão de encontrar esses filmes pra assistir
Tem uns sites com torrents de filme velhos, você só não acha dublado.
tem problema não, prefiro em áudio original mesmo (menos os que não são em inglês, pois aí eu não entendo, mas ainda assim prefiro legendado). tem como me indicar algum em específico?
É só fuçar irmão.
http://filmestorrentsparadownload.blogspot.com.br/p/antigosclassicos.html
http://filmescult.com.br/
http://www.elitedosblurays.com/category/classicos/
http://baixarfilmesjogostorrent.blogspot.com.br/p/antigos-classicos.html
http://www.filmesepicos.com/search/label/1950-1959#.V0d0szUrJqM
Gostei da sugestões de filmes. Vou assistir,,até passar esses caos da pandenia.??♀️
Acabei de “descobrir” esse site. Excelente!
Black Angel https://www.youtube.com/watch?v=0Fe36V5niHs
O Exército de Brancaleone
Ele Cid é um excelente filme também, sobre a Espanha medieval.
Como toda lista sempre falta algo. Il viaggio di Capitan Fracassa, Ettore Scola, 1990( A viagem do Capitão Tornado),e The Navigator: A Medieval Odyssey, AUS/NZL, 1988 no Brasil Navigator uma Odisseia no Tempo.