Esplendoroso, magnífico, inalcançável, inconfundível… “por que tanto termo exagerado assim?“ vocês devem estar se perguntando, mas ao falar de algo tão grande não podemos começar por baixo. William Shakespeare não é nada menos do que uma das mais complexas figuras da cultura de todos os tempos.
Nascido em Stratford-upon-Avon, Inglaterra em 1564, o poeta, ator e dramaturgo inglês alcançou o sucesso em Londres. Pouco se sabe com precisão sobre as datas de publicações e nem quando começou a escrever, mas é em 1592 que suas peças começaram a ser apresentadas na capital inglesa.
Buscando um pouco de informação histórica sobre esse período, percebe-se que a Inglaterra vivia um momento propício para o desenvolvimento cultural e artístico, afinal, o país estava em seus tempos de ouro sobre o reinado da rainha Isabel I. Consequência disso é a nomenclatura dada ao teatro da época: Teatro Isabelinos ou Teatro Elisabetano. As obras escritas e interpretadas durante essa época são, geralmente, associadas à figura de Shakespeare.
Pensando em todo esse poder de William Shakespeare dentro da arte, nós do Canto dos Clássicos resolvemos trazer 15 filmes que foram baseados e adaptados de suas obras, seja direta ou indiretamente. Confira.
Hamlet (1948) | Laurence Olivier
Vencedor do Oscar de Melhor Filme, Hamlet é uma adaptação da peça homônima de Shakespeare. Um príncipe dinamarquês quer vingar-se da morte de seu pai, provocada pelo seu tio, que o assassinou para conseguir o trono, e depois casou-se com a rainha.