Tempos difíceis, não é mesmo? A cada piscada é uma nova notícia sobre o coronavírus e, geralmente, não é boa. Nossa saúde mental pede socorro e, por isso, resolvi separar alguns filmes que com certeza irão tirar você desse desespero pelo menos durante algum momento. Essas obras conseguem ter uma complexidade que vão exigir uma atenção redobrada de quem estiver assistindo.
A arte muitas vezes está para nos questionar e não nos mostrar respostas concretas. O questionamento nos faz pensar e repensar sobre, muitas vezes, nós mesmos, e é por isso que estes filmes valem o esforço, valem o questionamento. Um filme pode facilmente trazer diversas possibilidades e descobertas, agora depende de você querer encontrá-las.
– Por que você está usando essa estúpida fantasia de coelho? – Por que você está usando essa estúpida fantasia de homem? | Donnie Darko (2001)
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) | Stanley Kubrick
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.
Sorte Cega (1987) | Krzysztof Kieslowski
Witek é um jovem estudante de medicina que, após a morte do pai, corre para tentar alcançar o último trem para Varsóvia. Partindo desse cenário, o cineasta Krzysztof Kieslowski propõe e explora três diferentes desfechos para a história de Witek, selando seu destino como membro idealista do Partido Comunista, dissidente político e ativista comunitário, ou pai de família pequeno-burguês.
Vidas em Jogo (1997) | David Fincher
Nicholas Van Orton é um banqueiro milionário que ganha de aniversário de seu irmão Conrad um cartão incomum que lhe dá ingresso a uma diversão estranha. A partir de então, sua vida se transforma num verdadeiro inferno: todos em sua volta parecem querer matá-lo e ninguém é capaz de entender seu caso. Diante disso, ele terá de lutar sozinho para se manter vivo.
Cubo (1997) | Vincenzo Natali
Sete totais estranhos acordam dentro de uma construção que parece ser um amontoado de cubos. Cada uma dessas pessoas tem um dom diferente, e eles devem se unir para conseguir solucionar o quebra-cabeças gigante e saírem vivos do local.
Corra, Lola, Corra (1998) | Tom Tykwer
Manni é o coletor de uma quadrilha de foras-da-lei e estava tendo o seu dia de sorte: carregava uma grande quantidade de dinheiro do bando para testarem sua confiança. Só que, para o seu azar, perdeu o dinheiro no trem da cidade, entrando em desespero e tendo que, em 20 minutos, recuperar todo o valor perdido. Desesperado, liga para sua namorada, que começa uma incansável corrida contra o tempo para tentar arrumar todo o dinheiro e seu namorado não ter de acertar as contas com a gangue com sua própria vida.
Clube da Luta (1999) | David Fincher
Leia também: Clube da Luta – 1999 (Resenha)
Um homem, executivo que trabalha como investigador de seguros, tem uma boa vida financeira mas sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a frequentar terapias em grupo, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler Durden. Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. Tudo ganha propósitos maiores quando as coisas começam a ficar loucas e surreais.
Amnésia (2000) | Christopher Nolan
Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas. Primeiro trabalho de grande expressão de Christopher Nolan, contado de uma forma bastante interessante, de trás para a frente, utilizando na construção do filme o modo como o personagem pensa.
Os Outros (2001) | Alejandro Amenábar
É sobre uma mansão mal-assombrada em um local isolado. Grace (Nicole Kidman) mora lá com seus dois filhos, que possuem uma doença e não podem ser expostos à luz solar. Todos os lugares da mansão são, portanto, mergulhados na escuridão total, mesmo de dia, através do uso de pesadas cortinas. A sensação é de uma noite infinita, pelo menos para as duas crianças que não podem sair de casa de dia. Seu marido está desaparecido por causa da guerra, e ela vive uma vida infeliz por causa da espera pelo seu retorno e das dificuldades que a doença de seus filhos proporcionam.
Donnie Darko (2001) | Richard Kelly
Leia também: Entendendo (ou não) Donnie Darko – 2001
Donnie Darko é o típico adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte por ter ouvido um coelho do tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido por este mesmo coelho, de aparência perturbadora, a criar o caos. O filme é um quebra-cabeça temporal, e pode ser interpretado sob diferentes formas.
Triângulo do Medo (2009) | Christopher Smith
Quando Jess embarca em um barco com um grupo de amigos, ela não pode afastar a sensação de que há algo errado. Quando o iate atravessa uma tempestade, o grupo é forçado a ir a bordo de um transatlântico por questões de segurança. O navio parece deserto, o relógio está parado, mas eles não estão sozinhos… Alguém está interessado em caçá-los, um a um.
Sr. Ninguém (2009) | Jaco Van Dormael
Nemo Nobody é um homem comum, que leva uma vida também comum ao lado da mulher, Elise, e dos três filhos. Isso até o dia em que, sem a menor explicação, ele acorda no ano de 2092. Nemo está com 120 anos de idade. Agora, além de ser o homem mais velho do mundo, ele é o último mortal de uma nova espécie humana num mundo onde ninguém mais morre. Isso não parece causar interesse particular em Nemo e nem ao menos o aborrece. Mas há algumas coisas que lhe preocupam: ele viveu uma vida correta? Amou a mulher que deveria amar? Teve os filhos que imaginou ter? Para Nemo, o propósito de sua existência está em encontrar respostas para essas questões.
Ilha do Medo (2010) | Martin Scorsese
Em 1954, o detetive Teddy Daniels investiga o desaparecimento de uma assassina, que fugiu de um hospital psiquiátrico e está supostamente foragida na remota Ilha Shutter. Quanto mais perto da verdade ele chega, mais enganosa ela se torna.
A Origem (2010) | Christopher Nolan
Don Cobb é especialista em invadir a mente das pessoas e, com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades únicas de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo. Como chance para se redimir, Cobb terá que, ao invés de roubar os pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito. Mas nenhum planejamento pode preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos.
Contra o Tempo (2011) | Duncan Jones
Colter é um soldado que faz parte de um programa experimental do governo para investigar um atentado terrorista. Um dia ele acorda num corpo desconhecido, é forçado a viver e reviver uma angustiante explosão de trem até que consiga encontrar o responsável pelo atentado.
Interestelar (2014) | Christopher Nolan
Um grupo de exploradores, entre eles Cooper (pai de dois filhos), faz uso de um recém-descoberto buraco de minhoca (portal que, em teoria, liga dois pontos do universo) para superar os limites da viagem espacial humana e vencer as grandes distâncias envolvidas em uma viagem interestelar para descobrirem um planeta onde a humanidade poderia construir uma nova civilização.
Você adicionaria mais algum aqui? Comente.
Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.