Se você tem interesse em conhecer o cinema clássico mas acha que pode ser entediante e chato, essa lista foi feita exclusivamente para você. Estes 30 filmes vão provar que o cinema antigo tem muita coisa incrível para oferecer e, quem sabe com essa ajudinha, você quebre o preconceito sobre filmes “velhos”.
Separamos tudo o que a velha Hollywood criou de melhor com Alfred Hitchcock, Sidney Lumet, Billy Wilder e muito mais. Como sempre, prepara a pipoca e boa sessão.
O Mágico de Oz (1939) | Victor Fleming
Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ele deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.
Rebecca, A Mulher Inesquecível (1940) | Alfred Hitchcock
Jovem humilde se casa com um rico homem chamado Maximilian de Winter. Quando ela se muda para a mansão do novo marido, vive sob a sombra de sua ex-mulher, que todos amavam e morreu de forma trágica. Ela nem chega a ter nome na história, é conhecida apenas como a nova senhora De Winter.
Núpcias de Escândalo (1940) | George Cukor
Durante as vésperas do segundo casamento da socialite Tracy, o ex-marido Dexter Haven e o repórter de tablóides Mike Connor embarcam em uma deliciosa disputa pelo coração da já prometida moça, que nesta situação acaba refletindo sobre seus próprios sentimentos.
Casablanca (1942) | Michael Curtiz
Rick é dono de um famoso bar localizado em Casablanca, no Marrocos Francês, durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas, onde passes livres são vendidos por um salgado preço no mercado negro. Neste caótico ambiente, Rick encontra Ilsa, com quem tivera um amor interrompido inesperadamente há algum tempo, em Paris. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, Diretor e Roteiro.
Pacto de Sangue (1944) | Billy Wilder
Um agente de seguros encontra a atraente (e casada) Phyllis Dietrichson quando vai efetuar um negócio e ambos logo se apaixonam. Phyllis o convence a efetuar um plano para assassinar seu marido após esta fazer um seguro de vida para ele. O objetivo? Ficar com o dinheiro do seguro. Mas nem tudo dá certo na execução de tal plano.
Agora Seremos Felizes (1944) | Vincente Minnelli
O local: St. Louis. O ano: 1903. Na família Smith, existem quatro lindas garotas, incluindo Esther, de 17 anos e a pequena Tootie. Esther acaba se apaixonando pelo vizinho récem-chegado, John, que não lhe dá muito atenção à princípio. As coisas mudam quando o Sr. Smith deve se mudar com sua família para Nova York, por causa de seu trabalho.
Crepúsculo dos Deuses (1950) | Billy Wilder
A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling em sua mansão residida no endereço da famosa Sunset Blvd. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história, e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal.
A Malvada (1950) | Joseph L. Mankiewicz
Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington. Utilizando o flashback, a vida de Eve revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing, uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.
Pacto Sinistro (1951) | Alfred Hitchcock
Dois estranhos se conhecem em um trem e fazem um acordo para lá de estranho. Bruno Anthony (Robert Walker) é um psicopata que odeia o pai. Guy Haines (Farley Granger) é um famoso tenista que está tendo um caso com Anne Morton (Ruth Roman) enquanto o seu divórcio não se concretiza. Bruno propõe a Guy que ele mate sua esposa, enquanto Guy deveria matar o seu pai, para que ambos tenham seu caminho livre para continuar a viver. Enquanto o famoso tenista leva na brincadeira e aceita a proposta, Bruno prova que não estava brincando e tudo toma proporções catastróficas.
Cantando na Chuva (1952) | Stanley Donen, Gene Kelly
Don Lockwood e Lina Lamont são dois astros do cinema mudo que, com a chegada do som, devem fazer a transição também em suas carreiras. Enquanto Don se sai muito bem, Lina se aproveita o quanto pode de Kathy Selden, uma jovem que sonha em ser atriz, mas tem que trabalhar como escrava dublando a péssima voz de Lina. Quando Don se apaixona por Kathy, decide fazer de tudo para que o talento da amada seja finalmente reconhecido.
Os Homens Preferem as Louras (1953) | Howard Hawks
Lorelei (Marilyn Monroe) e Dorothy (Jane Russell) são duas belas dançarinas que embarcam em um cruzeiro rumo à Paris, bancado pelo noivo de Lorelei. Porém, seu sogro contrata um detetive particular para tentar confirmar sua desconfiança de infidelidade da moça, criando muitas e muitas confusões.
A Princesa e o Plebeu (1953) | William Wyler
A Princesa e o Plebeu é uma espécie de história de Cinderela às avessas. Uma princesa riquíssima tem uma crise nervosa por causa da agenda cheia de compromissos repetitivos e entediantes: o que ela quer é apenas viver como uma garota normal. Então durante a noite foge do seu palácio e acaba encontrando não um príncipe encantado, e sim um jornalista interesseiro, que a reconhece (embora ela não saiba disso) e quer conseguir uma reportagem exclusiva que lhe renderá uma enorme quantia de dinheiro.
Sabrina (1954) | Billy Wilder
Sabrina Farchild (Audrey Hepburn) é filha do chofer da família Larrabee, cujos filhos são os opostos em pessoa. De um lado, Linus (Humphrey Bogart) é totalmente voltado ao trabalho. De outro, Davis (William Holden) é um playboy por natureza. Após passar dois anos em Paris, Sabrina retorna à mansão dos Larrabee, como uma nova mulher, elegante, sofisticada, madura. Ela desperta a atenção dos dois homens e, quando percebe, já está envolvida num triângulo amoroso dos mais complicados.
Disque M para Matar (1954) | Alfred Hitchcock
Um homem cria um plano para assassinar sua esposa pelo dinheiro, mas, quando as coisas dão errado, ele consegue improvisar um genial plano B para ainda tentar levar vantagem.
Janela Indiscreta (1954) | Alfred Hitchcock
Jeff é um repórter incapacitado de exercer sua profissão temporariamente, por causa de uma perna quebrada. Como ele é muito ativo, suas fotos sempre foram de situações perigosas ao extremo, Jeff precisa urgentemente de algo para ocupar o seu tempo livre. Espiando através da janela de seu apartamento a vida dos vizinhos, ele passa a desconfiar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa, Jeff vai, a todo custo, tentar provar que está certo.
Sete Noivas para Sete Irmãos (1954) | Stanley Donen
Depois que Adam (Howard Kell), o irmão mais velho de uma família de caipiras, volta para sua fazenda com uma noiva, seus outros seis irmãos solteirões decidem ir para a cidade e arrumar seis noivas para morarem com eles na fazenda também.
Ladrão de Casaca (1955) | Alfred Hitchcock
O ex-ladrão de jóias John Robie, conhecido como ‘Gato’, é o principal suspeito de uma onda de roubos de jóias na Riviera Francesa. Para não voltar para a cadeia, já que alguém deseja culpá-lo pelos crimes, ele parte atrás do verdadeiro culpado. Quando conhece a bela Frances Stevens, decide utilizar as jóias de sua mãe como isca para prender o verdadeiro ladrão.
Alta Sociedade (1956) | Charles Walters
C.K. Dexter-Haven (Bing Crosby), um tocador de jazz bem-sucedido, mora numa mansão próxima a de sua ex-mulher, Tracy Samantha Lord (Grace Kelly). Ela está para se casar com outro homem, enquanto Dexter tenta reconquistá-la. Mas durante a cobertura do casamento de Tracy, Mike Connor, um repórter de tablóide, acaba por se apaixonar por ela. Cabe a Tracy ter que escolher entre três homens.
12 Homens e uma Sentença (1957) | Sidney Lumet
Doze jurados devem decidir se um homem é culpado ou não de um assassinato, sob pena de morte. Onze têm plena certeza que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 não deve enfrentar apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontade e os rancores dos outros jurados, com vontade de irem embora logo para suas casas.
Glória Feita de Sangue (1957) | Stanley Kubrick
Quando soldados franceses nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial recusam-se a continuar um ataque aparentemente impossível de se vencer, seus superiores resolvem levá-los à corte marcial, onde poderão ser julgados à morte.
Um Corpo Que Cai (1958) | Alfred Hitchcock
Scottie (James Stewart), um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine (Kim Novak), que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.
Intriga Internacional (1959) | Alfred Hitchcock
O executivo publicitário Rogher O. Thornhill é confundido com um agente do governo por uma gangue de espiões. A partir daí, envolve-se em uma série de desventuras incríveis e passa a ser perseguido pelos Estados Unidos, tanto pelo governo quanto pelos espiões.
Quanto Mais Quente Melhor (1959) | Billy Wilder
Em 1929, Joe e Jerry, dois músicos desempregados, testemunham sem querer o cruel Massacre do Dia de São Valentim. Desesperados para não serem pegos pelos gângsters, eles se disfarçam de mulheres e entram para um grupo feminino musical, que está indo para Miami fazer shows. Joe se apaixona por Sugar (Marilyn Monroe), a garota problema do grupo, enquanto um milionário se apaixona pelo disfarce de Jerry, tudo isso em meio a uma convenção de criminosos, que também está acontecendo em Miami.
Psicose (1960) | Alfred Hitchcock
Depois de furtar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion (Janet Leigh) foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores.
O Sol É Para Todos (1962) | Robert Mulligan
Advogado de pequena cidade do Sul dos Estados Unidos recebe a tarefa de defender um homem negro acusado de ter estuprado uma jovem branca.
Minha Bela Dama (1964) | George Cukor
O filme conta a história de Eliza Doolittle, uma mendiga que vende flores pelas ruas escuras de Londres em busca de uns trocados. Em uma dessas rotineiras noites, Eliza conhece o formidável professor de fonética Henry Higgins e sua incrível capacidade de descobrir muito sobre as pessoas apenas através de seus sotaques. Quando ouve o horrível sotaque de Eliza, aposta com o coronel Hugh Pickering que em seis meses pode fazer com que essa pobre coitada que mal sabe falar consiga se passar desapercebida por uma bela dama em meio à alta sociedade.
Mary Poppins (1964) | Robert Stevenson
Uma babá com poderes mágicos (Julie Andrews) vai trabalhar na casa de um banqueiro frio para cuidar de seus filhos, que formam uma família feliz. As surpresas que a babá levará para a casa transformarão suas vidas.
A Noviça Rebelde (1965) | Robert Wise
Maria é uma noviça que não consegue seguir as rígidas regras do convento onde vive, por se sentir livre e amar as montanhas. Em meados da década de 30, pouco antes da sombra nazista aterrorizar o mundo, ela vai trabalhar na casa do capitão Von Trapp, pai de sete filhos, que educa-os com uma forte disciplina. A chegada de Maria une a família através da música, em um dos filmes familiares mais queridos de todos os tempos.
A Primeira Noite de um Homem (1967) | Mike Nichols
Benjamin Braddock acaba de retornar formado da faculdade. Meio perdido na vida, é seduzido pela mulher do melhor amigo de seu pai, bem mais velha. Não resistindo à tentação, Benjamin começa a viver a vida de uma maneira diferente do que seus pais desejavam, mas é a filha de Mrs. Robinson quem rouba o coração do rapaz.
Oliver! (1968) | Carol Reed
Adaptação para o cinema em forma de musical do clássico de Charles Dickens. Oliver é um garoto que foge do orfanato e se junta a uma gangue de garotos.