Efeito Borboleta não é apenas o nome de um filme, ele é um termo que faz parte da Teoria do Caos e chega a ser muito interessante quando estudado a fundo. Segundo fontes, o efeito foi analisado pela primeira vez nos anos 60, pelo filósofo e matemático Edward Lorenz.
O nome vem do exemplo mais popular que conhecemos, que diz que um simples bater de asas de uma borboleta aqui no Brasil pode causar um enorme furacão no Japão. Bom, mas como assim? Simples, tudo tem um curso “pré-programado”, e caso ele seja alterado ainda que de forma muito pequena, tudo pode dar errado em outra parte.
Outro exemplo seria uma pessoa que esteja andando de carro na rua e ao atravessar um sinaleiro, vem outro carro desgovernado e bate nela. Se essa pessoa voltasse no tempo e saísse de casa 5 segundos depois, ela não seria atingida pelo carro, mas talvez, outra pessoa em outra parte do mundo que esteja atravessando a rua seja atropelada por um carro. Ficou mais claro? Resumindo: você pode tentar mudar alguma tragédia, mas estaria alterando o curso correto das coisas e causaria outras tragédias em outros lugares.
Caso ainda não tenha ficado 100% entendível, talvez seja hora de você conhecer estes filmes incríveis que, de uma forma ou de outra, retratam o Efeito Borboleta.
Sorte Cega (1987) | Krzysztof Kieslowski
Witek é um jovem estudante de medicina que, após a morte do pai, corre para tentar alcançar o último trem para Varsóvia. Partindo desse cenário, o cineasta Krzysztof Kieslowski propõe e explora três diferentes desfechos para a história de Witek, selando seu destino como membro idealista do Partido Comunista, dissidente político e ativista comunitário, ou pai de família pequeno-burguês.
De Caso com o Acaso (1998) | Peter Howitt
A jovem Helen é demitida de seu emprego em uma companhia de relações públicas, e quando as portas do vagão fecham-se logo antes dela entrar no trem, nós começamos a ver o que teria acontecido se ela tivesse conseguido embarcar naquele momento.
Corra, Lola, Corra (1998) | Tom Tykwer
Manni é o coletor de uma quadrilha de foras-da-lei e estava tendo o seu dia de sorte: carregava uma grande quantidade de dinheiro do bando para testarem sua confiança. Só que, para o seu azar, perdeu o dinheiro no trem da cidade, entrando em desespero e tendo que, em 20 minutos, recuperar todo o valor perdido. Desesperado, liga para sua namorada, que começa uma incansável corrida contra o tempo para tentar arrumar todo o dinheiro e seu namorado não ter de acertar as contas com a gangue com sua própria vida.
Entre Eu e Eu Mesma (1999) | Pip Karmel
Pamela (Rachel Griffiths) tem a vida ideal de uma mulher moderna. Escritora premiada, já viajou mundo afora. Mas, às vezes, tem a sensação de estar perdendo algo, como, por exemplo, um amor verdadeiro. Há 13 anos, ela recusou uma proposta de casamento de Robert (David Roberts) e agora está arrependida. Mas, como num passe de mágica inexplicável, ela começa a viver a vida de seu alter-ego, a Pamela que se casou com Robert.
Le battement d’ailes du papillon (2000) | Laurent Firode
Em Paris, um secretário de igreja nascido em 1977 escuta seu horóscopo no caminho do trabalho: hoje deve encontrar o grande amor de sua vida, mas terá de ser paciente. Antes que o dia termine, 20 vidas se cruzam em um caminho imprevisível e fatalmente ligado, mostrando que pequenas mudanças podem afetar a histórias de muitas pessoas.
Donnie Darko (2001) | Richard Kelly
Donnie Darko é o típico adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte por ter ouvido um coelho do tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido por este mesmo coelho, de aparência perturbadora, a criar o caos. O filme é um quebra-cabeça temporal, e pode ser interpretado sob diferentes formas.
Efeito Borboleta (2004) | Eric Bress, J. Mackye Gruber
Evan é um rapaz que teve certos problemas de memória quando garoto. Já crescido, ele descobre uma capacidade de poder viajar pelo tempo através desses buracos em suas lembranças. Ele utiliza desse poder para poder ficar com a garota dos seus sonhos, porém, isso o insere em um ciclo que, a cada vez que ele utiliza esse poder, algo de muito ruim acontece a alguém querido de sua vida. Evan tenta então, voltando sempre no tempo, salvar as pessoas, mas por mais que se esforce, alguém sempre vai sair perdendo.
Quer algo mais parecido com a Teoria do Caos e com a ideia de “Efeito Borboleta” do que um filme que leva o nome do princípio no título? 🙂
A Teoria do Caos (2008) | Marcos Siega
A história da vida de um homem obsessivamente organizado, que toma um rumo totalmente inesperado quando o destino o força a explorar a natureza do amor e do perdão.
Sr. Ninguém (2009) | Jaco Van Dormael
Nemo Nobody é um homem comum, que leva uma vida também comum ao lado da mulher, Elise, e dos três filhos. Isso até o dia em que, sem a menor explicação, ele acorda no ano de 2092. Nemo está com 120 anos de idade. Agora, além de ser o homem mais velho do mundo, ele é o último mortal de uma nova espécie humana num mundo onde ninguém mais morre. Isso não parece causar interesse particular em Nemo e nem ao menos o aborrece. Mas há algumas coisas que lhe preocupam: ele viveu uma vida correta? Amou a mulher que deveria amar? Teve os filhos que imaginou ter? Para Nemo, o própósito de sua existência está em encontrar respostas para essas questões.
Jarred Letto e o princípio do Efeito Borboleta = uma adaptação realmente notável. Assistam!
Questão de Tempo (2013) | Richard Curtis
Ao completar 21 anos, Tim descobre que os homens de sua família têm a capacidade de viajar no tempo. Ainda que não possa alterar o rumo da História, ele pode mudar os acontecimentos de sua vida. Assim, decide voltar no tempo e arranjar uma namorada. É quando conhece Mary, por quem se apaixona. No entanto, as relações temporais não são nada fáceis de lidar e Tim acaba apagando a linha temporal em que conhecera Mary. Agora, ele terá que lidar com seus poderes e aceitar que eles não poderão protegê-lo dos percalços da vida.
Adicionaria algum na lista?
Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.
6 Comentários
Cara, é bem legal o seu site, só acho que você deveria diminuir essa paginação. Para ver essa lista eu teria que entrar em 10 páginas, desisti antes da metade, eu entendo que isso é bom para gerar page views, mas você pode pensar em outras estratégias para isso.
Verdade, esse tipo de site que apela para postagens de listas e mostra um item por página me da agonia, na maioria das vezes se o conteudo nao vale MUUUITO a pena paro na segunda pagina
Muito legal a lista, mas da próxima vez coloca entre parênteses o nome original do filme.
Esse é o melhor filme da lista!!!
se alguem souber onde baixar o
Le battement d’ailes du papillon (2000) me avisa
Faltou Um Homem de Família, com Nicolas Cage. Ele é um empresário bem sucedido, solteirão mais cobiçado da cidade e, magicamente, começa a viver a vida que teria se tivesse casado com a namorada do colégio. Muito bom!