São muitos os filmes que estudam, de uma forma ou de outra, o comportamento humano. O Behaviorismo, também conhecido por comportamentalismo, é uma mistura de teorias vindas da psicologia que estudam o comportamento humano.
John Watson, em 1913, publicou “Psicologia: como os behavioristas a veem” e até hoje é conhecido como o pai do behaviorismo metodológico, porém, um dos nomes mais fortes dessa área é Burrhus Frederic Skinner, que criou o conceito de Behaviorismo radical, que foi oposto aos estudos de Watson. Segundo Skinner, essa sua abordagem vai de encontro com a questão do ambiente ser responsável pelas atitudes das pessoas.
Confira, agora, uma lista de 10 filmes que retratam personagens com comportamentos que podem gerar ótimos estudos. Qual é o seu preferido?
Quando Duas Mulheres Pecam (1966) | Ingmar Bergman
> Leia a nossa resenha do filme
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
Laranja Mecânica (1971) | Stanley Kubrick
> Leia a nossa resenha do filme
O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinquentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
2 Comentários
Crash – No Limite
Quando duas mulheres pecam e Laranja Mecanica, BELOS EXEMPLOSSSSS