Sabemos que a maioria de vocês – assim como nós – adora uma boa ficção científica, seja no cinema ou na literatura. Pensando nisso, decidimos trazer aqui uma lista de peso, são 20 filmes que são considerados os verdadeiros “pais” desse gênero que encanta tanta gente. Além de adquirir bagagem cultural, assistindo a esses filmes vocês vão conseguir entender um pouco como surgiu 2001: Uma Odisseia no Espaço e muitos outros clássicos da ficção, afinal, esses dinossauros da lista serviram de base para quase tudo o que veio em seguida.
Veja também:
– A Evolução do Cinema
– George Méliès e o ilusionismo no cinema
O Sonho do Astrônomo (1898) | Georges Méliès
Um astrônomo adormece e tem um sonho estranho envolvendo uma rainha das fadas e a Lua.
Viagem à Lua (1902) | Georges Méliès
Este curta-metragem de Georges Méliès mostra uma das visões fantasiosas que os homens possuíam da Lua nos primeiros anos do século XX. Uma expedição formada por corajosos homens vai para o satélite da Terra, onde encontra seres nada amistosos, são capturados e devem fugir para retornar ao nosso planeta.
https://www.youtube.com/watch?v=_FrdVdKlxUk
Viagem Através do Impossível (1904) | Georges Méliès
Em uma temática deslumbrante Méliés leva um grupo de pessoas dentro de uma locomotiva para uma viagem inesquecível.
The ‘?’ Motorist (1906) | Walter R. Booth
Um filme com truque britânico em que um motorista acaba de condução em torno dos anéis de Saturno.
https://www.youtube.com/watch?v=EvYC2_3m2ps
The Airship Destroyer (1909) | Walter R. Booth
Um inventor utiliza um torpedo voador controlado sem fios para destruir aeronaves inimigas.
https://www.youtube.com/watch?v=85ZrTtKPxDw
Verdens Undergang (1916) | August Blom
Um cometa, passando pela Terra, ameaça destruir o planeta. Um cientista descobre a ameaça e avisa ao primo, mas este, iludido com a possibilidade de enriquecimento na bolsa de valores, nega publicamente o anúncio científico nos jornais, o que arregimenta o potencial (inclusive moral) da tragédia.
20.000 Léguas Submarinas (1916) | Stuart Paton
Filme mudo que adapta a famosa obra de Jules Verne.
Himmelskibet (1918) | Holger-Madsen
Filme dinamarquês sobre uma viagem a Marte. Phil Hardy disse que é “o filme que marcou o início da space opera (ou ópera espacial) subgênero da ficção científica”, porém que a Dinamarca não fazer outro filme de ficção científica até Reptilicus em 1962.
https://www.youtube.com/watch?v=YYflIj6QR-I
O Médico e o Monstro (1920) | John S. Robertson
Cientista filantropo testa fórmula em si mesmo, com o intuito de provar que os instintos benévolos e malévolos de uma mesma pessoa podem ser retidos em corpos diferentes. Entretanto, com o passar do tempo, o avatar de sua maldade (sob o nome de Mr. Hyde) passa a dominá-lo por completo e fazer mal contra todos os que estão ao seu redor…
O Homem Mecânico (1921) | André Deed
Um brilhante cientista inventa um enorme e poderoso Homem Mecânico que funciona por controle remoto, mais este infelizmente vem a cair nas mãos de um terrível criminoso que começa a impor um reinado de terror.
Paris Adormecida (1924) | René Clair
Um inventor louco imobiliza Paris por meio de um raio invisível com capacidade de adormecer a cidade, deixando todos os parisienses num sono letárgico. Apenas um grupo de jovens refugiados no alto da Torre Eiffel escapam do sinistro plano.
O Mundo Perdido (1925) | Harry O. Hoyt
O paleontólogo Professor George Challenger acredita que ainda existam dinossauros nos lugares mais remotos da selva Amazônica. Para ajudar a provar sua teoria, ele recebe o apoio de um jornal para viajar com um grupo de pessoas até lá e ver o que consegue encontrar. O problema é que suas teorias se mostram corretas, mas ele pode acabar pagando caro demais por sua descoberta.
Metrópolis (1927) | Fritz Lang
O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.
A Mulher na Lua (1929) | Fritz Lang
Durante uma expedição à Lua em busca de ouro, a cobiça leva os exploradores a aniquilarem-se uns aos outros, sobrando apenas um homem e uma mulher: novos Adão e Eva num paraíso desolador. Um dos primeiros filmes de ficção científica.
O Médico e o Monstro (1931) | Rouben Mamoulian
A clássica história baseada no romance de Robert Louis Stevenson. Dr. Jekyll, um renomado médico, estuda a possibilidade de separação do lado “bom” e do lado “mau” das pessoas. Numa de suas experiências, deixa seu lado negro tomar conta e acaba transformando-se em um monstro, o que lhe trará terríveis consequências.
O Homem Invisível (1933) | James Whale
Um estranho chega em uma pequena localidade com o objetivo de terminar suas pesquisas científicas. Seu nome é Jack Griffin (Claude Rains), que criou uma fórmula que o permitiu tornar-se invisível. Porém, enquanto busca o antídoto, os problemas começam a acontecer quando as pessoas da localidade descobrem sua natureza e forçam sua fuga. Enlouquecido e com a cabeça cheia de planos destrutivos, Jack torna-se uma grande ameaça e põe toda a polícia em seu encalço.
Frankenstein (1931) | James Whale
Um louco cientista constrói um monstro a partir de diversas partes de cadáveres humanos. Porém, para o cérebro, ao invés de utilizar um normal, o de um perigoso criminoso é utilizado. Um raio dá vida ao monstro, o que indica que o horror está apenas começando…
Flash Gordon (1936) | Frederick Stephani, Ray Taylor
Flash Gordon foi, inicialmente, uma série de TV em 1936, no gênero ficção científica. Produzido pela Universal Studios, apresenta as aventuras do personagem de histórias em quadrinhos Flash Gordon, relatando sua viagem ao planeta Mongo e seu encontro com o Imperador Ming the Merciless. Buster Crabbe, Jean Rogers, Charles B. Middleton, Priscilla Lawson e Frank Shannon interpretam os papéis principais. Em 1996, Flash Gordon foi selecionado para preservação no “United States National Film Registry”, pela Biblioteca do Congresso, e considerado significativo culturalmente, historicamente e esteticamente.
O Homem que Mudou de Alma (1936) | Robert Stevenson
Dr. Laurience, cientista, uma vez respeitado, começa a investigar as origens da mente e da alma. A comunidade científica rejeita suas teorias e vira as costas, fazendo o Dr. perder tudo em busca de seu trabalho obsessivo. Ele descobre, assim, um método de transferência de cérebro muito perigoso, que usa para resgatar a sua investigação ganhar novamente o seu reconhecimento, Laurience começa a se transformar em um médico louco imparável.
Império Submarino (1936) | B. Reeves Eason, Joseph Kane
Ao investigar misteriosos terremotos no fundo do mar, Crash Corrigan e seus amigos descobrem a Atlântida, onde enfrentam o tirano Unga Khan, que tem planos de conquistar a superfície do planeta.
E aí, o que achou dos filmes? Conta pra gente nos comentários.
Sinopses via | Cineplayers
2 Comentários
Muito boa lembrança Lucas. Deixo aqui o convite para ouvir nosso podcast sobre filmes clássicos. Estamos em http://www.filmesclassicos.com.br. Um abraço!
Dois filmes que eu me lembrava de ter visto qdo criança em um documentário e tinha me esquecido: The Airship Controller e Paris Adormecida