Facebook Twitter Instagram
    Facebook Instagram YouTube
    Canto dos Clássicos
    História do Cinema
    • Início
    • Resenhas de Filmes
    • Listas
      • Melhores Diretores
      • Filmes de cada país
      • Todas as listas
    • Movimentos
      1. Surrealismo
      2. Neorrealismo Italiano
      3. Montagem Soviética
      4. Nouvelle Vague
      5. Cinema Novo
      6. Expressionismo Alemão
      Featured

      Cinema Novo Brasileiro

      Por Lucas Pilatti Miranda3 de outubro de 2018
      Recent

      Cinema Novo Brasileiro

      3 de outubro de 2018

      Nouvelle Vague

      1 de outubro de 2018

      Montagem Soviética

      28 de junho de 2018
    • Youtube
    • A História do Cinema
    Canto dos Clássicos
    Início»Cinema»10 ótimos filmes que te ajudam entender mais a psicologia
    Cinema

    10 ótimos filmes que te ajudam entender mais a psicologia

    Lucas Pilatti MirandaPor Lucas Pilatti Miranda24 de agosto de 2017
    Facebook Twitter WhatsApp Email
    Envie
    Facebook Twitter WhatsApp Email

    Com o cinema a gente pode aprender de tudo, é só achar os filmes certos. Nesta lista que você confere abaixo, separamos 10 obras que ajudam você aprender mais sobre a psicologia. Mas como assim? Bom, se você tem interesse nessa ciência que estuda os estados e processos mentais, esses longas são extremamente indicados.

    Ao assistí-los, provavelmente você irá descobrir e aprender muita coisa envolvida no mundo da psicologia e, de quebra, conhecer diversos clássicos da sétima arte, com histórias e roteiros espetaculares.

    A Cova da Serpente (1948) | Anatole Litvak

    Virginia (Olivia de Havilland) começa a se comportar de uma maneira estranha logo após seu casamento com Robert (Mark Stevens). Ele a interna em um sanatório que faz tratamento com eletrochoques. Lá, ela conhece uma enfermeira que sempre ameaça a mandá-la para a ala dos pacientes sem cura.

    As 3 Máscaras de Eva (1957) | Nunnally Johnson

    Eve White é um simples dona-de-casa, que começa a sofrer de fortes dores de cabeça e momentos de total esquecimento. Quando é mandada a um psiquiatra descobre-se que quando isso ocorre uma outra personalidade assume seu lugar. E com a evolução do tratamento, uma terceira personalidade aparece. Baseado em uma história real.

    Um Corpo Que Cai (1958) | Alfred Hitchcock

    Scottie (James Stewart), um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine (Kim Novak), que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.

    Uma Mulher Sob Influência (1974) | John Cassavetes

    Sobrecarregado de trabalho num estaleiro, Nick Longhetti (Peter Falk) tenta conviver com o desequilíbrio emocional de sua esposa Mabel (Gena Rowlands), uma dona-de-casa depressiva. Quando os filhos começam a ser atingidos pelo trauma da mãe, Nick se vê obrigado a hospitalizá-la e assumir o controle da casa.

    Um Estranho no Ninho (1975) | Milos Forman

    McMurphy (Jack Nicholson, maravilhoso) pensa poder fugir do trabalho na prisão fingindo ser louco. Ele é então enviado a um sanatório, onde deve lidar com uma realidade triste e dura, além de ter que encarar a enfermeira Mildred Ratched (Louise Fletcher), que dificulta as coisas para ele.

    Gêmeos – Mórbida Semelhança (1988) | David Cronenberg

    Os gêmeos idênticos Beverly e Elliot, brilhantes ginecologistas canadenses, pesquisam a fertilidade feminina em sua clínica particular. A atriz Claire Nivean, que não tem filhos, procura auxílio na famosa Clínica Mantle. Diagnosticada por Beverly como possuidora de um útero tricervical, Claire deve perder a esperança de engravidar. O arrogante Elliot fica fascinado pelo masoquismo da atriz e dorme com ela. Como é costume deles compartilharem as pacientes, encoraja o irmão a tomar seu lugar. Os dois passam a se revezar nas visitas a Claire, mas o tímido Beverly se apaixona pela atriz e, influenciado por ela, começa a usar drogas.

    Garota, Interrompida (1999) | James Mangold

    Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.

    O Sexto Sentido (1999) | M. Night Shyamalan

    O Dr. Malcolm Crowe é um respeitado psicólogo, mas que tem na consciência ter falhado com um antigo paciente. Quando tem a oportunidade de ajudar o jovem Cole, o doutor descobre que o caso pode ser muito mais grave do que qualquer outro que já enfrentara. Afinal, o menino tem o trauma de ver os mortos.

    Clube da Luta (1999) | David Fincher

    Um homem, executivo que trabalha como investigador de seguros, tem uma boa vida financeira mas sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a freqüentar terapias em grupo, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler Durden. Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. Tudo ganha propósitos maiores quando as coisas começam a ficar loucas e surreais.

    Quando Nietzsche Chorou (2007) | Pinchas Perry

    O filme conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud. Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendência suicida. Breuer passa por uma má fase após ter se envolvido emocionalmente com uma de suas pacientes, Bertha, com quem cria uma obsessão sexual e fica completamente atormentado. Breuer é procurado por Lou Salome, amiga de Nietzsche, com quem teve um relacionamento atribulado. Ela está empenhada em curá-lo de sua depressão e desespero, assim pede ao médico que o trate com sua controversa técnica da “terapia através da fala”. O tratamento vira uma verdadeira aula de psicanálise.

    Lembra de outros títulos que ajudam entender a psicologia? Comente.

    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Email
    Previous ArticleMatar ou Morrer – 1952 (Resenha)
    Next Article 10 filmes chocantes e perturbadores para quem é corajoso
    Lucas Pilatti Miranda
    • Facebook
    • Instagram

    Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

    Postagens Relacionadas

    Um breve estudo sobre Persona

    17 de dezembro de 2021

    A Ficção Científica nos EUA dos anos 1960

    20 de outubro de 2021

    Mulheres criadoras do cinema

    19 de fevereiro de 20211

    Laranja Mecânica – Uma análise semiótica

    11 de fevereiro de 20211

    Deixe um comentário Cancel Reply

    Conheça o cinema


    Canto dos Clássicos
    Facebook Instagram YouTube
    © 2023 Canto dos Clássicos | Todas as imagens aqui contidas são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. Polítca de Privacidade.

    Clique acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login to your account below.

    Lost password?