O Neorrealismo Italiano foi outro importante e influente movimento da sétima arte. Período prolífico do cinema que mostrou ao mundo que, mesmo com as grandes destruições da Segunda Guerra Mundial, a Itália podia criar e desenvolver obras primas.
Abaixo, te convido a assistir o nosso vídeo sobre o movimento.
Agora, com vocês, os 10 filmes essenciais do Neorrealismo Italiano.
Obsessão (1943) | Luchino Visconti
Durante a Itália dos anos 40, Giovanna (Clara Calamai) é uma dona de pensão frustrada, que começa um caso com Gino (Massino Girotti), o novo funcionário do local. Juntos e apaixonados, eles planejam o assassinato do marido de Giovanna, mas tudo parece estar contra os dois.
Roma, Cidade Aberta (1945) | Roberto Rossellini
Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelos nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. O ápice do Neorrealismo Italiano.
Leia mais: Roma, Cidade Aberta – 1945 (Resenha)
Ladrões de Bicicletas (1948) | Vittorio De Sica
A história se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e o povo passando necessidade. Ricci (Lamberto Maggiorani) consegue um emprego após muita espera. Só que esse emprego, de colador de cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma bicicleta. Ricci e sua mulher Maria (Lianella Carell) conseguem um dinheiro para uma, possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno (Enzo Staiola), filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu primeiro dia. Um dos mais icônicos filmes do Neorrealismo Italiano.
Leia mais: Ladrões de Bicicletas – 1948 (Resenha)
Alemanha, Ano Zero (1948) | Roberto Rossellini
Edmund, um garoto que vive na Alemanha detruída após a 2ª Guerra Mundial, trabalha e faz de tudo para sustentar sua família. Ele espera ajuda ao encontrar um antigo professor, mas as ideias deste só o confundem ainda mais. Filme neorrealista de Rossellini, fecha a “Trilogia da Guerra”, da qual também fazem parte ‘Roma, Cidade Aberta’ e ‘Paisà’.
A Terra Treme (1948) | Luchino Visconti
Jovem pescador se revolta contra a exploração de seus superiores e decide trabalhar por contra própria. Porém, com esta decisão, ele vai enfrentar um império, ao mesmo tempo em que se depara com as dificuldades de uma realidade ainda mais dura.
Arroz Amargo (1949) | Giuseppe De Santis
No Vale do Rio Pó, mulheres bóias-frias são contratadas para trabalharem na colheita de arroz. Elas trabalham em condições precárias com as pernas de fora. Uma delas, a camponesa Silvana, se envolve com um vigarista, Walter, que já tem uma amante, Francesca.
Umberto D. (1952) | Vittorio De Sica
Início dos anos 50. Enquanto a economia do país renasce, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico Ferrari, um funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel de seu quarto. Na companhia de seu único amigo, o cachorrinho Flik, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade.
A Estrada da Vida (1954) | Federico Fellini
Gelsomina (Giulietta Masina) é vendida por sua mãe para um lutador exibicionista (Anthony Quinn) que viaja por vários cantos tentando apenas sobreviver. A partir daí, a jovem moça o acompanha como ajudante, sempre sendo amada e judiada pelo homem, em uma relação conturbada, assim como suas vidas.
O Grito (1957) | Michelangelo Antonioni
Após sofrer desilusão amorosa com uma mulher casada, com quem manteve um longo caso e teve uma filha, o operário Aldo inicia uma jornada existencial pelas estradas da Itália, em busca de respostas. Vagando de cidade a cidade, envolve-se com outras mulheres, à procura de uma saída para o vazio de sua vida.
O Posto (1961) | Ermanno Olmi
Um cidadão provinciano vai a Milão, à procura de trabalho num grande complexo industrial. Consegue, mas não passa de um recepcionista. Conhece uma moça e a convida para a festa da firma. Ela não vem, mas em compensação morre um dos trabalhadores e o provinciano o substitui.
Qual filme você adicionaria nessa lista?
Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.