Os cinéfilos curitibanos comemoram. Está chegando a sexta edição de um dos principais festivais de cinema do paraná (se não o principal): o “Olhar de Cinema – Curitiba Int’l Film Festival” que vai acontecer durante a segunda semana de junho, mais precisamente do dia 07 ao dia 15.
No dia 07, acontece a abertura do festival com o filme “A Família” de 2017 dirigido pelo venezuelano Gustavo Rondón. Serão 3 sessões simultâneas nas 3 salas do Cinema Itaú, no Shopping Crystal, às 20h30.
La Familia é um filme dentro do atual contexto de violência que vive a Venezuela. Um filme de pai e filho, Andrés e Pedro, que vivem na periferia de Caracas, rodeados pela crueza dessa realidade. O pai opera para proteger o filho, enquanto este parece muito mais destemido que o pai frente a violência do local, embrutecido pelo ambiente, e inconsequente aos olhos do pai. Paira uma tensão, disparada quando por acidente o filho mata um outro garoto. Uma obra que nos traz o instinto de sobrevivência dentro dessa sociedade embrutecida.
Assista ao Trailer:
Do dia 08 ao dia 14 acontecem todas as mostras: Competitiva | Curta, Competitiva | Longa, Exibições Especiais, Foco, Mirada Paranaense, Novos Olhares, Olhar retrospectivo, Olhares Clássicos, Outros Olhares | Curta, Outros Olhares | Longa e Pequenos Olhares.
Clicando nas categorias acima você será redirecionado ao site oficial do Festival e poderá conferir a programação dos respectivos filme.
No dia 15 acontece o encerramento do evento. Às 15h45 será exibido o filme vencedor da categoria “Novos Olhares”, às 18h o vencedor da categoria “Outros Olhares” e às 21h o vencedor do prêmio Olhar de Melhor Filme, todos no Shopping Novo Batel. O filme que marcará o encerramento do Festival será o brasileiro “Baronesa”, dirigido por Juliana Antunes e serão 3 sessões simultâneas no Cinema Itaú às 21h no Shopping Crystal.
A realidade na periferia de uma grande metrópole brasileira a partir de uma perspectiva feminina, de uma maneira que ainda não tinha sido vista no cinema. Inclusive por entender que “realidade” é um conceito que sempre incluirá fabulação, imaginário e autoficção, pois também disso se forma o real. Uma experiência única e poderosa. – sinopse do filme Baronesa (2017)
Os ingressos para todas as sessões do festival custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada) e começam a ser vendidos dia 1 de junho no local de exibição do filme: Shopping Crystal ou Shopping Novo Batel.
Não deixe de acompanhar nossa cobertura do Festival aqui no site e também no Instagram.