Barton Fink – Delírios de Hollywood (1991, Irmãos Coen)
Barton Fink é um tímido dramaturgo de extremo sucesso na Broadway que, devido ao reconhecimento adquirido por seu último trabalho, é chamado por um grande estúdio de Hollywood para escrever o roteiro de um filme sobre luta livre. Ao chegar em Los Angeles, se hospeda em um hotel barato e decadente para ter privacidade para escrever, mas acaba sendo vítima de um terrível bloqueio de escritor, não conseguindo avançar no projeto. É aí que Barton conhece Charlie Meadows, residente do quarto ao lado, um vendedor de seguros bastante simplório e amigável, que tenta ajudá-lo a recuperar a criatividade. Só que acontecimentos bastante curiosos farão com que sua vida se torne um verdadeiro inferno.
O Show de Truman (1998, Peter Weir)
Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e trasmitidos para todo o mundo.
Matrix (1999, The Wachowskis)
Ficção Científica de ação que reinventou vários conceitos no gênero no final dos anos 90. Fala sobre o domínio das máquinas sobre os homens. Um grupo liderado por Morpheus está atrás do “One” – o escolhido – que, diz a profecia, libertará a raça humana dessas máquinas.
Memento (2000, Christopher Nolan)
Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas. Primeiro trabalho de grande expressão de Christopher Nolan, contado de uma forma bastante interessante, de trás para a frente, utilizando na construção do filme o modo como o personagem pensa.
17 Comentários
Excelente seleção, me falta ver uns três é fato…dos que vi, laranja mecânica é um marco, não só pela direção, mas também pela interpretação do Malcom… Valeu Lucas.
É um grande filme mesmo, um dos maiores do gênio Kubrick. Obrigado pelo comentário, @josfranciscopaulolima:disqus
Achei muito legal citarem Vontade Indômita, pois é baseado em um dos meus livros favoritos: The Fountainhead (A Nascente) e é um dos principais livros sobre o Objetivismo de Ayn Rand. A cena do discurso final de Howard Roark é, simplesmente, sensacional!
A seleção é boa, na minha opinião alguns ficariam de fora! Acho que nesta lista o principal é o laranja mecânica na ausência de Sr Fantástico!
Porra, hein… se a Morte perde ou não, queria descobrir assistindo ao filme!
Teorema zero esta acima do matrix!
Boa seleção. Mas ainda incluiria “viajando no pensamento” um filme de pura viajem filosofica, “idiocracia -o mundo governado por idootas”,é uma comedia que retrata a nossa decadencia de inteligência, e “clube da luta” retrata na verdade um conflito psicológico.
Faltou “O preço do Amanhã”, “Gattaca”…
o Preço do Amanhã passa extraordinariamente o que acontece hoje, deveria estar em um dos melhores filmes
Boa lista, mas e o anjo exterminador? =/
Cocoon e Inimigo meu são outros indicados pra lista
Excelente lista
Não tem nenhum filme de Lars Von Trier ou de Krystoff Kyeslovsky . Bem que poderia ter ” A festa de Babette”, “dogville”, “Não matarás”, “a Liberdade é Azul”. Senti falta também de “Adeus , minha concumbina” e “Lanternas Vermelhas” ou algum representante da cinematografia oriental
Ótima lista. Alguns dos títulos estão disponíveis no NETFLIX. E aqui você encontra mais uma porção de dicas bacanas que TEM NO NETFLIX!
https://m.facebook.com/dicastemnonetflix/?view_public_for=213474579004974
Boa lista. Senti falta de uma obra fundamental do mestre Andrei Tarkovski e também seu último filme: O Sacrifício. O clima tenso, do Ser que a todo momento parece querer livrar-se de sua carga nos remeter à fábula do camelo, do leão e da criança de “Assim falou Zaratustra” de Nietzsche.
Faltou o The Man From Earth! É o melhor filme e menos falado que já existiu! rs..
Os comentários têm filmes melhores que a lista em si kkk